Como funciona este curso?

Como funciona este curso?

PESQUISA NA INTERNET

Nossa proposta de curso é oferecer uma abordagem introdutória junto ao tema. Todavia, estimulamos que todo cursista busque conhecimentos suplementares relacionados ao tema, fornecendo uma bibliografia básica para quem deseja se aprofundar. Todo este material poderá ser trocado entre os alunos e informado via blog, através da ferramenta “postar um comentário”.

ATIVIDADES POR AULA

As atividades encontrar-se-ão junto a cada aula postada no blog. Será preciso copiá-las (Ctrl c + Ctrl v) disponibilizando-as no Word em um tamanho legível. Cada aluno deverá postar suas respostas pela ferramenta “postar um comentário”, logo abaixo da aula.

AVALIAÇÃO

O curso não prevê provas, mas prevê a avaliação pelo desempenho refletido pela realização das atividades, colaboração com a equipe de cursistas no pólo (através do mediador de cada Pólo) e trabalho final (vídeo). Existem duas categorias de certificado, uma delas conta com a interação do cursista e a outra vai além da interação, prevendo participação nas atividades.

DÚVIDAS DURANTE O CURSO

Todas as dúvidas referentes ao curso serão respondidas por:
· Prof. Dr. Marciel Consani;
. Prof. Dr. Paulo Cesar Teles;
· e Profª Mestra Carmen Gattás.
O local designado para o envio das dúvidas, na plataforma de ensino-aprendizagem, será a ferramenta “postar um comentário”. Pois, todas as dúvidas quando postadas ficam arquivadas e disponíveis para todos os cursistas.


ASSISTÊNCIA DO TUTOR


Todo cursista será assistido pela Tutora Carmen Gattás e pelo Mediador do Pólo em que está inscrito, eles acompanharão o progresso de cada um dos cursistas individualmente. Todavia, o padrão de aprendizagem neste curso requer que o aluno se organize, faça as leituras e pesquisas necessárias para desenvolver as atividades individualmente. Aquele que tiver muita dificuldade poderá desenvolver as atividades em grupo, desde que informe o Tutor com antecedência, para não caracterizar plágio. O curso está estruturado dentro desta perspectiva. E tudo será desenvolvido para todos possam realizá-lo de forma suave e tranquila.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA


Um dos pressupostos da Educomunicação é poder estimular a aprendizagem cooperativa entre os alunos. Apesar do blog não comportar um fórum, a opinião de cada aluno ficará disponibilizada no blog e será sempre valorizada para oferecer uma visão rica e diversificada sobre cada problema e cada solução.
Será muito importante que cada cursista interaja com os colegas, lendo suas atividades, sugerindo possibilidades, questionando e tirando dúvidas.


SOBRE A AUTORIA E PLÁGIO


O padrão de aprendizagem neste curso requer do cursista um esforço de "caminhar com as próprias pernas", para alcançar um melhor desempenho em seu processo de aprendizagem. A realização das leituras indicadas ajudará na solução dos problemas encontrados e deve ser compartilhada para cooperar com os colegas de curso. A autoria será sempre valorizada, para que isso ocorra sem problemas, pede-se que toda a transcrição seja devidamente informada para não caracterizar plágio.

QUAIS OS SOFTWARES NECESSÁRIOS PARA PODER ESTAR ACOMPANHANDO O CURSO?


Word, PowerPoint e Internet Explorer.

O CURSO É TOTALMENTE ON LINE?


Sim. Não há previsão de encontros presenciais.

EM QUE CONDIÇÕES O ALUNO É DESLIGADO DO CURSO?


Se não interagir com o grupo no tempo máximo do curso, ou em qualquer outra situação em que o cursista se torne desagradável perante o grupo.




domingo, 25 de outubro de 2009

AULA 4 - LINGUAGEM VISUAL



14 comentários:

  1. ATIVIDADE 01:
    História em quadrinhos: As sombras da vida – com Piteco. Maurício de Sousa
    - Piteco corre atrás de um animal e vê a entrada de uma caverna. Plano geral.
    - Piteco olha para dentro da caverna e vê três homens olhando para uma sombra projetada no fundo da caverna. Estes dizem estar contemplando a vida. Plano geral.
    - Piteco fala com os homens que o que contemplam são apenas sombras. Plano close (rostos)
    - Os homens, irritados, correm atrás de Piteco. Plano geral.
    - Os homens saem da caverna e ficam cegos momentaneamente. Plano geral.
    - Os homens ficam agradecidos por conhecer o mundo real. Plano médio.
    - Os tempos vão passando. Plano geral.
    - Piteco contemporâneo escuta vozes vindo de uma casa. Plano geral.
    - Piteco contemporâneo olha o que está acontecendo pela porta e vê três homens assistindo à TV, e estes dizem estar contemplando o fantástico show da vida. Plano geral.

    ATIVIDADE 02:
    A maioria dos telejornais considerados tradicionais apresenta uma padronização de enquadramento, com um ou dois apresentadores em uma bancada, destacando-se principalmente o meio plano, em que as pessoas são mostradas do peito para cima. Observa-se também o plano geral e o plano médio, nos quadros como Previsão do Tempo e entrevistas externas, mostrando a figura humana por inteiro e da cintura para cima, respectivamente. Já os telejornais que se destacam pelas entradas ao vivo, o apresentador fica em pé no estúdio, tendo atrás de si um cenário, formado por monitores em que se acompanha a exibição das imagens. Neste formato os planos geral, médio e close se alternam, pois o apresentador pode se aproximar ou se afastar das câmaras, produzindo efeitos muito diferenciados. Não se pode esquecer também das câmeras acopladas a helicópteros e moto links, em que é possível visualizar o plano conjunto e o plano geral.

    ATIVIDADE 03:
    Filme: Crash - No Limite (Crash); ano de lançamento (EUA): 2004; direção: Paul Haggis.
    Atores: Karina Arroyave , Dato Bakhtadze , Sandra Bullock , Don Cheadle , Art Chudabala.
    Duração: 01 hs 53 min
    Sinopse: O roubo de um carro de luxo provoca o encontro de pessoas das mais variadas classes sociais e origens étnicas em Los Angeles. Vencedor de 3 Oscars.
    Cena 09:
    - Em um automóvel o pai retorna para a casa. Plano geral
    - Dentro de um automóvel um homem o aguarda, em frente a casa. Plano close.
    - A filha observa, pela janela, seu chegando. Plano médio.
    - O pai sai do carro. O homem que o aguarda também sai do carro. Plano médio.
    - O homem caminha em direção ao pai, em sua mão há um revólver. Plano super close.
    -Os dois ficam frente a frente. Plano médio.
    - A menina observa pela porta de vidro. Plano médio.
    - A menina corre para proteger seu pai, com seu “manto invisível”. Plano médio.
    - A menina pula no colo do pai, abraçando-o, e houve-se o tiro. Plano close.
    - O pai grita. Plano super close.
    - O homem olha para a arma em sua mão. Plano médio.
    - A mãe acompanha a cena da porta. Plano close.
    - A menina diz que está tudo bem e o pai a examina. Plano close.
    - A família se abraça e entram na casa. Plano close (rostos).
    - A porta se fecha. Plano close.
    - O homem fica na calçada. Plano geral.

    Beatriz Martins Ferreira Rebello
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo - SP

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  2. ATIVIDADE 04:
    Tendo como referencia as diferenças de enquadramento do cinema, que dispõe de imagens amplas com muitos elementos, já que pela sua dimensão quase nenhum detalhe é perdido e do enquadramento da TV, que pela sua dimensão reduzida, perde-se a maior parte dos detalhes, pedindo assim uma menor quantidade de elementos visuais, indicaria filmes, de modo geral, dos gêneros ação, aventura, épico e ficção para serem vistos no formato cinematográfico e dos gêneros romance, suspense, terror, comédia, drama, documentário, para serem vistos também por meio da televisão.
    Cinema:
    1.A Viagem de Chihiro
    2.Blade Runner, o caçador de andróides.
    3.Matrix
    4.Os 300 de Esparta
    5.Star Wars

    TV:
    1.As pontes de Madison
    2.Crash, no limite
    3.Doze homens e uma sentença
    4.Ensaio Sobre a Cegueira
    5.Terra fria

    ATIVIDADE 05:
    A angulação frontal da câmera nos dá a impressão de estarmos à frente de outro ambiente. Já a angulação oblíqua pode dar a impressão de estarmos dentro da cena, pois estabelece um novo ponto de vista, como se estivéssemos virando o pescoço para continuar observando a ação. Outro recurso é o travelling com eixo vertical, que nos coloca em ação como um participante da história.

    Beatriz Martins Ferreira Rebello
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo - SP

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  3. ATIVIDADE 1

    A história em quadrinhos é Mônica em Esportes Olímpicos Esta história que conta um sonho da Mônica em ser a pessoa que entraria e acenderia a tocha olímpica na olimpíada de Sidney, e que Cebolinha percebendo todas as possibilidades treina-a para esta olimpíada e a leva até Sidnei, mas eles somente chegam à cerimônia de encerramento. A maioria dos quadrinhos de 20 páginas é em planos gerais com definições das personagens e parte da paisagem, mas existem vários quadrinhos de close principalmente nos três da segundo página, enquanto Mônica se imaginava ser saudada pela platéia de Sidney, há um quadro de superclose com um quadrinho final na primeira página da mão da Mônica acendendo a tocha olímpica, há também a aproximação de cima para baixo feito do primeiro para o segundo quadro da primeira página em que se mostra o estádio do alto e passasse para um vulto de alguém carregando a tocha olímpica e que não se percebe se tratar da Mônica, há também um quadrinho em travelling em que a Monica aprece em vulto correndo na frente de atletas com suas bandeiras. Nesta história de várias páginas, há outros exemplos de closes com na página 5, no seu terceiro quadro aonde a Mônica está no plano da frente e é pega em close, apesar do Cebolinha e o Cascão estarem no plano de fundo na janela, mas o nosso procura a Mônica que está maior do que os outros dois ou quando os três estão voando para Austrália em cangurus, e a Mônica está em primeiro plano e os outros estão mais distantes, além disto há um outro exemplo de travelling frontal mostrando os voos dos cangurus com asas delta, ou plano do alto do teatro de ópera de Sidney para mostrar que estavam na Austrália e por fim há um exemplo de plano médio na página 18 no seu quarto quadrinho aonde aparecem apenas a Mônica e o cebolinha pela metade.

    ATIVIDADE 2

    Na maioria dos jornais trabalham com o plano médio de enquadramento, isto sem falar nos Jornais tipo "cidade alerta" aonde trabalha a maior parte do tempo em plano geral mostrando o corpo todo, ou na maioria dos jornais somente na parte explicar o clima e tempo do país, há também quando é transferido para as sucursais, se há por exemplo uma reportagem no congresso, tal como o pinga-fogo com Eraldo Pereira no Jornal da Globo, em que também se trabalha com plano geral em que a maioria do cenário é enquadrado num primeiro momento, mas logo depois passasse para o plano médio e close, quando estão debatendo, jogando de lado a outro dependendo quem seja o interlocutor no momento, além disto temos os closes escondidos, feitos pelas câmeras escondidas em reportagens denúncias.

    Ulisses Sanches-
    EMEF prof. Carlos Pasquale
    Itaim Paulista - São Paulo - São Paulo

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  4. ATIVIDADE 3

    O filme é “Anjos da Noite (Underworld)” cujo diretor é Len Wiseman e seus roteiristas são Kevin Grevioux e Len Wiseman e Danny McBride  e este também como argumentista e produtor associado também, o ano de produção foi 2003 dos EUA

    Na cena inicial, vemos ao narrar da Selene, o movimento de câmera temos o movimento vertical de cima para baixo como se estivéssemos descendo depois de chegar ao plano de Selene, vê-se a mesma agachada sobre o corrimão do alto de uma escada, e a câmera que está distante começa a fazer um travelling frontal tipo Griffit aproximando da narradora, aí se corta para outro plano mais próximo em posição oblíqua, junto a Selene, do seu lado direito, há um superclose da mão direita de Selene, de onde se vê um pingo de água de chuva descer pelo seu dedo anelar, mudasse o foco novamente e câmera se comporta como se fosse os olhos de Selene e se vê de cima para baixo uma multidão de pessoas com guardachuva caminhando na escuridão, enquanto Selene está relatando sobre a guerra entre os Vampiros, classe da qual faz parte, os nobres, e os lobisomens, os plebeus, corta-se novamente para Selene e agora há close do rosto desta de frente, como se câmera fosse alguém a vendo de frente, então vemos outro membro fotografando a multidão e percebemos que era ele que estava observando a Selene e depois vemos fotografando alguém da multidão, enquanto que Selene narra que tem ordem para acabar com todos os lobisomens, e depois da foto, Selene e o outro vampiro meneiam a cabeça como se concordassem que era hora de atacar e os dois saltam para rua câmera de cima para baixo, principalmente em Selene, que começa a cena em plano médio e termina em plano geral, com a Selene em pé na rua (uma coisa interessante nesta cena foi que não vemos a descida do outro vampiro, (mas percebemos toda a descida de Selene, a câmera parece descendo um pouco a frente de Selene como estivesse a um metro se tanto de seus pés, e também parece que ela está descendo em câmera lenta, como se flutuasse), então vemos uma rua com muitas pessoas andando, e logo depois close no comparsa de Selene, vemos então próximo de uma pessoa que logo depois tira o capuz, e vemos seu rosto em close, percebemos a câmera descendo oblíqua uma escada de uma estação do metrô.
    (atividade 3 - Parte 1)

    Ulisses Sanches-
    EMEF prof. Carlos Pasquale
    Itaim Paulista - São Paulo - São Paulo

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  5. Então vemos alguém sair de um canto de uma forma oblíqua e então vemos Selene sair de uma pilastra e percebemos alguém descendo a escada de maneira e vemos um rapaz que está sendo perseguido olhando para Selene que é mostrada em close, e o rapaz olha para Selene e depois para o metrô, Selene se esconde tudo em câmera oblíqua, aí percebemos que há um homem negro atrás deste rapaz, a princípio percebemos somente um vulto com câmera pegando suas costas, depois cortando e vindo pela sua frente, que para e presente algo, close em seu rosto, ao ver um vampiro, chama-os de sanguessugas e começa a atirar e a câmera fica oblíqua e caminha juntamente com este lobisomem caminhando por dentro do trem ao lado do lobisomem, de forma oblíqua vemos outro lobisomem atirar em outro vampiro e matá-lo, a princípio, tenta matar Selene, mas não conseguindo que se esconde, no fim do confronto, vemos um vampiro morto no chão em close, ao ver seu colega morto, Selene, começa a atacar e câmera começa a seguida lateralmente, com câmera cortando para seu rosto no fim do tiroteio, há vários takes na sequência em close da Selene, em pé e agachada, e continua a atirar, quando entra outro vampiro atirando, e atirar em um humano e aquele homem que estava sendo seguido pelos vampiros e sai do metrô e vai ajudá-la e vemos este homem, sobre esta mulher de maneira oblíqua, vemos uma sequência de corrida com câmera na frente e ao lado com a finalização desta com Selene pulando e quebrando a janela frontal do metro, com a câmera se posicionando de frente, temos uma segunda corrida, com a câmera se comportando como se fosse os corredores e os dois o lobisomem negro e um outro vampiro que estava perseguindo-o se jogam sobre a porta frontal do metro e derrubaram-na, e câmera estava de frente como na cena da Selene, depois temos alguém tirando uma bala do ombro e logo em seguida vemos Selene que se agacha e em superclose na sua mão vemo-la pegar a bala deixada pelo lobisomem ferido, ela volta um pouco, pressentindo algo, quando vai voltar para o trilho, passa um trem do metro, a câmera está de forma oblíqua e logo depois ela olha para o contra-plano e vê, por causa do clarão causado pela luz do metrô, sangue, numa parede duma escada, corta para close do seu rosto virando para outro lado e caminhando até o sangue, anda um pouco e vê uma tampa de bueiro, abre-o e pula para dentro ao descer do mesmo modo que descera da primeira vez, começa a procurar pelo seu alvo, começa a receber tiros, vemos fagulhas vendo do escuro do plano de fundo e ao se virar e atirar e câmera está atrás dela, arrebata seu alvo e ao cair tem um close de cima para baixo do contraponto de Selene, como se a câmera estivesse agora a observando, Selene, acaba, sacrificando-o segurando com os pés, a câmera está em seu rosto e um superclose da sua mão atirando, só se vê os clarões dos tiros em seu rosto e os movimentos da cabeça com se sacudisse e a sua mão atirando e no fim desta cena vemos Selene se abaixando e pegando uma arma e quando dá um superclose na sua mão e ela retira as balas, percebe que as cápsulas são todas azuis.
    Somente neste trecho já percebemos quanto dos recursos estudados foram utilizados, e como foi dito estes tipos de recursos em filme de suspense dá um algo a mais.

    (ATIVIDADE 3 - parte 2)

    Ulisses Sanches-
    EMEF prof. Carlos Pasquale
    Itaim Paulista - São Paulo - São Paulo

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  6. Os cinco em apenas formato cinematográfico são estes:

    a) Matrix,
    b) Além da linha vermelha;
    c) Cidade de Deus;
    d) Jardinheiro Fiel;
    e) Pulp fiction.

    Os cinco fimes feitos para formato de TV, são aqueles vindos de séries de TVs e portanto também pensados para serem exibidos em TV, são eles;

    a) O agente 86
    b) Mod Squad;
    c) Swat;
    d) A Feiticeira;
    e) As panteras.

    Ulisses Sanches-
    EMEF prof. Carlos Pasquale
    Itaim Paulista - São Paulo - São Paulo

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  7. ATIVIDADE 5

    Como já explique na atividade 3, nas sequência, onde a cãmera seguindo ao lado da Selene, ou na frente debaixo ou do alto é como a cãmera fosse o olho do espectador, visse a ação acontecendo na sua frente, portanto se a câmera estiver ao lado ou de cima para baixo ou no inverso parece estarmos acompanhando a cena de perto.

    Ulisses Sanches-
    EMEF prof. Carlos Pasquale
    Itaim Paulista - São Paulo - São Paulo

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  8. Atividade 1
    Tira da Turma da Mônica:
    Quadro 1 - Plano Médio aparecendo a metade do corpo dos personagens Mônica e Cebolinha aparentemente olhando ao redor, Mônica diz: “Puxa, Cebolinha! Ficou muito legal esse papel de parede que você colocou no seu quarto!”
    Quadro 2 – Plano Close aparecendo os dois personagens dialogando. Mônica: “Mas só ta faltando uma coisa pra ficar perfeito!” Cebolinha: “O quê?”
    Quadro 3 – Plano Geral mostrando todas as paredes forradas, os personagens dentro do quarto e a Mônica com cara de brava falando: “É você lembrar onde fica a porta!”

    Atividade2
    Foram assistidos alguns telejornais noturnos de variados canais de televisão.
    A maioria deles possui formato semelhante: dois apresentadores atrás de uma bancada lendo textos e chamando reportagens externas ao vivo ou gravadas.
    O plano geralmente é em close e os apresentadores se alteram ao chamar as matérias. Ora ficam centralizados na tela, ora deslocados para um dos lados e no pano de fundo do lado oposto uma imagem relacionada ao assunto falado.
    Os jornais também chamam comentaristas especializados e estes também ficam atrás da bancada.
    Em alguns momentos ou em outros tipos de telejornais o jornalista encontra-se em pé, com plano médio e este interage ou com uma tela ao lado ou com um mapa meteorológico, por exemplo.
    Acredito que os jornais em close, com jornalistas na bancada transmitem segurança e credibilidade e os em plano médio transmitem dinamismo uma vez que os jornalistas circulam e interagem mais com o cenário.

    Mônica Carvalho Tang
    Portal SEM
    São Paulo SP

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  9. Atividade 3
    Título no Brasil: Desafiando Gigantes
    Título Original: Facing the Giants
    País de Origem: EUA
    Gênero: Drama
    Classificação etária: 14 anos
    Tempo de Duração: 111 minutos
    Ano de Lançamento: 2006
    Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
    Produtora(s): Sherwood Pictures
    Direção: Alex Kendrick
    Trecho na internet: http://www.youtube.com/watch?v=iZUQTR0fceA&feature=fvw

    Cena da motivação. Tempo da cena 5:23

    Treinador em pé e os jogadores de futebol americano sentados no campo. Plano médio no treinador, somente a cabeça dos jogadores de costas sentados.
    Treinador chama dois jogadores para se levantarem. Close em um jogador.
    Enquanto os dois se levantam a cena aparece em plano geral, mostrando todos os demais.
    Quando o treinador afirma que um dos escolhidos terá que fazer o exercício novamente, dando o melhor de si, close nos demais fazendo cara de deboche.
    Plano close no jogador e treinador enquanto eles conversam sobre o exercício proposto.
    No início do exercício o plano é geral. Altera imagens dos escolhidos com imagens dos demais.
    Quando o jogador começa se cansar fica em close, alternando essas imagens com a dos demais jogadores.
    Conforme o jogador vai ultrapassando o esperando, os demais colegas começam a se levantar para olhar. Volta em super close nos braços do jogador.
    Plano médio mostrando o treinador incentivando o jogador e os demais jogadores bem os fundo.
    Close no treinador incentivando o jogador alternando plano médio mostrando os outros já em pé e espantados.
    Super close no treinador e jogador ao final do exercício e plano geral mostrando o campo todo e o resultado do exercício.
    Volta em super close com o fechamento da conversa.
    Plano médio nos demais jogadores e plano geral no campo para finalizar a cena.

    Atividade4
    Para formato cinematográfico:
    The Robe; Balburdia no Oeste; Casamento Grego; Guerra nas estrelas; Rio 40 graus
    Para formato de TV:
    Casablanca; Eu, tu eles; O caminho das nuvens; Anos incríveis.

    Atividade 5
    Nas filmagens traveling o espectador fica de fora pois a câmera gira ao redor da cena ou personagem, nos dando a impressão de estar de fora da cena, apenas como espectador.
    Nas filmagens com movimento panorâmico temos a impressão de estar dentro pois a câmera gira em torno do eixo o como se fossemos o personagem, mostrando o ambiente.
    Em jogos tipo doom, a câmera assume a posição dos olhos do próprio personagem, ou seja, o espectador vira o personagem. Isso acontece muito em filmes de terror.

    Mônica Carvalho Tang
    Portal SME
    São Paulo SP

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  10. ATIVIDADE 3
    SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
    • título original:Dead Poets Society
    • gênero:Drama
    • duração:02 hs 09 min
    • ano de lançamento:1989
    • estúdio:Touchstone Pictures
    • distribuidora:Buena Vista Pictures
    • direção: Peter Weir
    • roteiro:Tom Schulman
    • produção:Steven Haft, Paul Junger Witt e Tony Thomas
    • música:Maurice Jarre
    • fotografia:John Seale
    • direção de arte:Sandy Veneziano
    • figurino:Marilyn Matthews
    • edição:William M. Anderson e Lee Smith

    Cena Final – Sociedade dos Poetas Mortos
    O professor John Keating retorna à sua sala para retirar seu material de trabalho, lá encontra o diretor ministrando sua aula aos seus alunos, quando esta para ir embora os alunos num ímpeto se levantam e sobem nas mesas
    Plano médio
    Plano sequência
    Quanto ao ângulo – frente
    Quanto ao ângulo – contraplongée – quando os alunos osbem na mesa.
    Quanto ao movimento – interno

    APARECIDO DENILSON PEREIRA
    EMEF ARQUITETO VILA NOVA ARTIGAS - DRE SÃO MATEUS
    SÃO PAULO - SP

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  11. Aula 4

    Atividade 01

    Planos e enquadramentos de história em quadrinhos

    História: Piteco em: As sombras da vida, com agradecimentos ao colega Platão.
    Autor: Maurício de Souza

    A história tem 29 quadrinhos e os enquadramentos estão distribuídos assim

    Do quadrinho 1 ao 5: Plano médio do ponto de vista do cenário que só aparece a parte da entrada da caverno embora o personagem apareça de corpo inteiro
    Quadrinho 6 : plano geral visto de dentro da caverna da entrada até a ação que se passa dentro desta
    Quadrinho 7: mesmo plano agora sem a entrada da caverna se aproximando mais do plano médio
    Quadrinho 8: close
    Quadrinho 9: plano médio
    Quadrinho 10 a 13: plano geral dentro da caverno mas enquadrando apenas os personagens
    Quadrinho 14: close
    Quadrinho 15 a 17: plano médio do cenário mas com personagens de corpo inteiro
    Quadrinho 18 a 22: plano geral mas enquadrando apenas os personagens de corpo inteiro
    Quadrinho 21 a 22: plano geral
    Quadrinho 23: plano médio
    Quadrinho 24 a 28: plano médio no cenário mostrando personagens de corpo inteiro
    Quadrinho 29: plano geral dentro da sala

    http://somostodosum.ig.com.br/clube/c.asp?id=20085
    Para quem quiser ver a história que acompanha um texto muito com sobre mudança do olhar sobre as coisas e as pessoas que além de importante para vida e também é para quem quer olhar através da câmara

    Atividade 2

    Enquadramentos mais comuns em Telejornal
    Justificar a escolha de cada enquadramento identificado

    Jornal TELELIBRAS, o jornal inclusivo da Internet brasileira, produzido pela Ong Vez a Voz.
    Por se tratar de um jornal voltado para deficientes auditivos que conhecem a linguagem dos sinais (libras) e gravado em estúdio, o plano usado é sempre o médio, pois permite a visualização mais próxima das mãos e da expressão do apresentador que usa esta linguagem para transmitir a notícia falada pelo outro apesentador.
    Telejornais do horário nobre da televisão aberta
    As imagens de estúdio são normalmente em plano médio quando o apresentador fala a notícia de forma mais corriqueira. Ao tratar de alguma parte da notícia mais impactante, a câmara toma um close no rosto do apresentador para mostrar melhor sua expressão com aquela parte da notícia buscando assim também emocionar mais o espectador
    Nas imagens externas tem o mesmo jogo de plano com o recurso ainda do plano geral para notícias de fatos ao vivo.

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  12. Atividade 3

    Sucessão de planos e enquadramentos de uma cena de filme que gosto
    Filme: A Volta ao Mundo em 80 dias
    Diretor: Michael Anderson
    Produtor: Michael Todd
    Roteiristas: James Poe, John Farrow e S. J. Preelman, baseado no romance de Julio Verne
    Atores, Cantiflas, David Niven, Robert Newton e Shirley MacLeine
    Ano: 1956

    A cena que gosto muito e que escolhi para esta atividade é a que Cantiflas anta com uma bicicleta daquelas de cirso que te a roda da frente bem maior que a de trás.

    O enquadramento do filme é todo em 16x9, cinematográfico esses é um daqueles filmes de se ver no cinema como trata o próximo exercício.

    Quase toda cena é em plano geral das ruas por ande Cantiflas passa com a bicicleta. Assim se tem uma visão fantástica das ruas de Londres nesta época e, como a intenção do filme é mostrar cada país por onde os personagens passam, este plano é bastante usado.
    Algumas tomadas mudam para o plano médio em detalhes de algumas cenas e também para provavelmente disfarçar truques de montagem como a cena em plano médio onde se faz uma tomada de Cantiflas de frente tendo ao fundo uma carruagem cujo cavalo começa a incomodá-lo, esta é a única tomada em que não se vê a bicicleta.

    Atividade 4

    Cinco filmes para formato cinematográfico:

    1.A Volta ao Mundo em 80 dias
    2.O Piano
    3.Central do Brasil
    4.Os Canhões de Navarone
    5.O Milagre de Santa Luzia
    6.Todos os grandes filmes clássicos do cinema russo, francês, americano, italiano...

    Cinco filmes para formato televisivo:

    1.Todos da antiga série 007 com Sean Connery
    2.Mulher invisível
    3.Todos da Série As Panteras
    4.Ghost
    5.Todos da Série Duro de Matar
    6.Todos da Série Máquina Motífera
    7.todos os filmes americanos de apelo mais comercial nos gêneros de aventura e romence

    Atividade 5

    De que forma a angulação da câmara pode dar ao espectador a impressão de que ela está dentro ou fora da cena?

    A angulação frontal coloca o espectado coo se estivesse em outro ambiente vendo o que se passa. Torna a visualização da cena mais passiva do ponto de vista deste
    A angulação oblíqua principalmente combinada com o movimento panorâmico da câmara, dá a sensação ao espectador de estar dentro da cena “conduzindo” seu olhar para ação

    Solange Valladão
    Centro de Cultura Liberdade
    Salvador, Bahia

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  13. Um correção: o ator de A Volta ao mundo em 80 Dias é Cantinflas

    Solange Valladão
    Centro de Cultura Liberdade
    Salvador, Bahia

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  14. 1 - História em quadrinhos: Maurício de Souza – Turma do penadinho – Advinha?

    Plano Geral – Logo de início, quando Lobi está dormindo.

    Plano Médio – Quando o Lobi acorda na sua casinha.
    Na segunda folha, os próximos 3 quadrinhos são plano Médio.

    Close – Quando o Lobi diz Você?!
    Quando Lobi diz: Fechou sozinho?

    Plano de Conjunto:
    Ainda na primeira parte, quando Lobi e a Morte estão no mesmo plano.

    Super Close – Não aparece.

    Há mais quadrinhos na história, mas não teria o porquê falar de todas as cenas.

    2- Nos telejornais geralmente é usado meio plano para os apresentadores, porque assim o olhar do telespectador não se dispersa pelo estúdio. De inicio é uma visão geral, que mostra o lugar onde estão os apresentadores e depois a câmera vai fechando a visão até chegar ao plano médio. Nas grandes reportagens geralmente é usado plano geral, para situar o telespectador no local. O plano médio é mais usado em previsões do tempo e quando o repórter entrevista alguém. O plano médio, aqui, serve para dar ênfase ao repórter e a sua fala, não deixando espaços para o olhar se dispersar. O close é difícil de aparecer, se não, quase extinto.

    3- Filme – O Encouraçado Potemkin – Sergei Einseintein (Броненосец Потёмкин). Urss, Rússia, ano de produção: 1925.
    Sinopse:
    O Filme retrata a Revolução de 1905 na Rússia Czarista. País atrasado que iniciava seu desenvolvimento industrial graças aos investimentos estrangeiros, possuía um governo autocrático, com o poder centralizado nas mãos do Czar. Apesar de não possuir uma estrutura imperialista, seu comportamento em nível de política externa se assemelhava ao das grandes potencias, ou seja, procurava conquistar mercados, colonizando-os.
    A tentativa de ocupar a Manchúria determinou o início da Guerra Russo-japonesa, que representou um desastre para a já combalida economia russa. Nesse contexto é que encontramos as grandes manifestações da época, como o "Domingo Sangrento", a formação dos sovietes e a revolta dos marinheiros no porto de Odessa.

    Na cena inicial, das ondas, se alternam os planos médio e geral.
    Quando os barcos estão velejando é plano geral.
    Quando aparece os marinheiros é plano médio.
    Plano de conjunto – primeira imagem dos marinheiros na rede. Após isso, vai alternar vários planos. O close aparece, em vários momentos, tem o close em que o marinheiro está falando com o seu general. Em 01min 7s do filme.
    Sergei era o mestre das composições.

    4-
    a) O Encouraçado Potemkin - Sergei Einseintein
    A greve - Sergei Einseintein
    Psicose – Alfred Hitchcock
    O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - Jean-Pierre Jeunet
    O iluminado - Stanley Kubrick

    b)Olga – Jayme Monjardim
    Crash – No limite - Paul Haggis
    Operação Valquíria - Bryan Singer
    As Panteras – McG
    Treze homens e um novo segredo - Steven Soderbergh
    5 – Quando a câmera é frontal, ela nos dá idéia de estarmos diante da cena. Tanto que, reza a lenda, que quando os irmãos Lumiere filmaram uma locomotiva chegando a estação muitas pessoas correram espantadas por achar que o trem vinha em direção a elas. No travelin, a impressão é que estamos vendo aquela cena de camarote. Na angulação oblíqua a impressão é estar dentro da cena.

    Francieli Jordão Fantoni;
    TV OVO- Santa Maria;
    Santa Maria - Rio Grande do Sul.

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