Como funciona este curso?

Como funciona este curso?

PESQUISA NA INTERNET

Nossa proposta de curso é oferecer uma abordagem introdutória junto ao tema. Todavia, estimulamos que todo cursista busque conhecimentos suplementares relacionados ao tema, fornecendo uma bibliografia básica para quem deseja se aprofundar. Todo este material poderá ser trocado entre os alunos e informado via blog, através da ferramenta “postar um comentário”.

ATIVIDADES POR AULA

As atividades encontrar-se-ão junto a cada aula postada no blog. Será preciso copiá-las (Ctrl c + Ctrl v) disponibilizando-as no Word em um tamanho legível. Cada aluno deverá postar suas respostas pela ferramenta “postar um comentário”, logo abaixo da aula.

AVALIAÇÃO

O curso não prevê provas, mas prevê a avaliação pelo desempenho refletido pela realização das atividades, colaboração com a equipe de cursistas no pólo (através do mediador de cada Pólo) e trabalho final (vídeo). Existem duas categorias de certificado, uma delas conta com a interação do cursista e a outra vai além da interação, prevendo participação nas atividades.

DÚVIDAS DURANTE O CURSO

Todas as dúvidas referentes ao curso serão respondidas por:
· Prof. Dr. Marciel Consani;
. Prof. Dr. Paulo Cesar Teles;
· e Profª Mestra Carmen Gattás.
O local designado para o envio das dúvidas, na plataforma de ensino-aprendizagem, será a ferramenta “postar um comentário”. Pois, todas as dúvidas quando postadas ficam arquivadas e disponíveis para todos os cursistas.


ASSISTÊNCIA DO TUTOR


Todo cursista será assistido pela Tutora Carmen Gattás e pelo Mediador do Pólo em que está inscrito, eles acompanharão o progresso de cada um dos cursistas individualmente. Todavia, o padrão de aprendizagem neste curso requer que o aluno se organize, faça as leituras e pesquisas necessárias para desenvolver as atividades individualmente. Aquele que tiver muita dificuldade poderá desenvolver as atividades em grupo, desde que informe o Tutor com antecedência, para não caracterizar plágio. O curso está estruturado dentro desta perspectiva. E tudo será desenvolvido para todos possam realizá-lo de forma suave e tranquila.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA


Um dos pressupostos da Educomunicação é poder estimular a aprendizagem cooperativa entre os alunos. Apesar do blog não comportar um fórum, a opinião de cada aluno ficará disponibilizada no blog e será sempre valorizada para oferecer uma visão rica e diversificada sobre cada problema e cada solução.
Será muito importante que cada cursista interaja com os colegas, lendo suas atividades, sugerindo possibilidades, questionando e tirando dúvidas.


SOBRE A AUTORIA E PLÁGIO


O padrão de aprendizagem neste curso requer do cursista um esforço de "caminhar com as próprias pernas", para alcançar um melhor desempenho em seu processo de aprendizagem. A realização das leituras indicadas ajudará na solução dos problemas encontrados e deve ser compartilhada para cooperar com os colegas de curso. A autoria será sempre valorizada, para que isso ocorra sem problemas, pede-se que toda a transcrição seja devidamente informada para não caracterizar plágio.

QUAIS OS SOFTWARES NECESSÁRIOS PARA PODER ESTAR ACOMPANHANDO O CURSO?


Word, PowerPoint e Internet Explorer.

O CURSO É TOTALMENTE ON LINE?


Sim. Não há previsão de encontros presenciais.

EM QUE CONDIÇÕES O ALUNO É DESLIGADO DO CURSO?


Se não interagir com o grupo no tempo máximo do curso, ou em qualquer outra situação em que o cursista se torne desagradável perante o grupo.




domingo, 4 de outubro de 2009

AULA 1

9 comentários:

  1. Atividade 01
    Descreva, em suas próprias palavras, o que entendeu sobre a Educomunicação e seu papel como abordagem diferenciada em espaços educativos.
    Recomendamos fortemente que você consulte a bibliografia suplementar hospedada em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/140.pdf

    Entendi que o uso da EDUCOMUNICAÇÃO é um processo que ainda está se ajustando as realidades individuais, locais, culturais, sociais, etc. E que essa possibilidade de se ajustar a determinadas possibilidades e/ou necessidades a faz tão eficaz. Vence distâncias e barreiras, inclui, pois mesmo não alcançando a todos, tem em seu lema e nas suas ações a multiplicação do conhecimento. Proporciona um aprendizado de qualidade com profissionais de primeira linha. O seu papel é democratizar a informação, pois mesmo os “autodidatas” precisam da informação e do conhecimento para desenvolver um bom trabalho e competir com alguma chance nesse campo em construção, e nesse mercado de trabalho. Permitindo a circulação da informação na busca do desenvolvimento humano e das relações humanas.
    Atividade 02
    Se um dos objetivos declarados da educomunicação é “promover o uso dos recursos da informação de forma participativa e a partir de uma gestão democrática de seus procedimentos”, dê um exemplo do que seria, para você:
    (a) uma forma participativa de se usar recursos de informação em vídeo;

    http://vpteducomunicativo.blogspot.com/2009/10/wc-i-apresentacao-do-projeto-parte-1.html#comments

    (b) uma maneira de democratizar a gestão desses recursos.

    Ampliação do alcance com formação de multiplicadores e ações que dêem suporte a continuação e experimentação das novas experiências, também através da troca de experiências entre os diversos atores e segmentos.

    Atividade 03
    Se a educomunicação se realiza tanto nos espaços educativos “formais” − como as escolas − quantos nos informais − ONGs e outros − como ela poderia contribuir, a partir de um espaço cultural para:
    (a) educação popular e

    Pela Possibilidade de participação por pessoas de formação não acadêmica. Despertando ao mesmo tempo o Crítico, o lúdico e o profissional em talentos naturais.

    (b) a democratização das comunicações

    Possibilitando que as pessoas tenham cada vez mais acesso a essa informação,
    que ela seja gratuita, de qualidade e continuada.

    Atividade 04
    Sabendo que a Educação para a Comunicação é uma das vertentes educomunicativas, você acredita que o curso VÍDEO PARA TODOS possa contribuir para uma apreciação mais crítica das produções audiovisuais como os filmes, as novelas e os noticiários de TV?

    Sim, desde que sejam oferecidos conteúdos teóricos para formação dessa opinião e sejam cobrados esforços no sentido de aprofundar a discussão.

    Atividade 05
    Em que medida a produção de um vídeo de curta-metragem poderia ser conduzida como uma gestão compartilhada de processos educomunicativo?
    Desculpe, mas esta pergunta é a que eu estou me fazendo, e acredito poder responder com a realização do nosso curso. Esse será nosso test drive.
    Luiz Carlos Menezes Dantas
    Ponto de Cultura
    Associação do Culto Afro Itabunense
    Itabuna/BA.

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  2. Atividade 01
    Descreva, em suas próprias palavras, o que entendeu sobre a Educomunicação e seu papel como abordagem diferenciada em espaços educativos.
    Recomendamos fortemente que você consulte a bibliografia suplementar hospedada em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/140.pdf

    EDUCOMUNICAÇÃO é uma maneira inteligente de se usar os recursos de comunicação para o melhor proveito de suas benfeitorias, e tem como objetivo integrar a tecnologia a todas as pessoas e de modo que sejam usadas da melhor forma possível.
    Inclui tanto usar os recursos tecnologicos como saber se relacionar com as pessoas da forma correta, e também por meio desses meios de comunicação cada dia mais novos.

    Ana Dandara Brasil Miranda,
    EMEF Profº Carlos Pasquale,
    São Paulo, S.P

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  3. Atividade 03 da aula 1

    A educaomunicação é uma excelente ferramenta para o avanço do espaço democrático, não importando aí a estrutura a qual está vínculado deste processo de educomunicação, que pode ser uma rádio numa escola, ou um grupo de dança numa ONG de música Afro, ou um grupo de teatro numa escola ou numa ONG, em qualquer um dos dos casos há no mínimo uma socialização de um tipo de conteúdo que era restrito a um grupo de interesse ou social, então esá forma sendo mais ampla, mais abrangente, acaba por si só sendo mais democrática, isto sem falar numa rádio ou numa uma TV escolar aonde as possibilidades de abarcar várias pessoas de várias posições, idades, classes sociais e ideologias, cria uma rica dialética propiciando a verdadeira essência da democracia, ou seja, o poder verdadeiramente ser do cidadão, não o cidadão tal qual os antigos gregos, que eram poucos, mas o cidadão nos moldes atuais, que é aquele que vive em comunidade e exece tantos seus direitos e respeita seus deveres, seria essencvialmente o poder emanado do povo.

    Ulisses Sanches
    EMEF professor Carlos Pasquale
    São Paulo , São Paulo

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  4. 1-
    Eu percebo que a Educomunicação é um conjunto de ações que une a educação com a comunicação social, além de romper as barreiras econômicas, políticas e sociais existentes. Ele visa ampliar o potencial de democratização da mídia, para que as pessoas e grupos expressem o que sentem e pensam.
    Quando Ismar Soares fala que o caminho se faz ao caminhar, eu acredito que aí podemos abordar a questão do processo de comunicação. Os povos que são submetidos aos redentores do poder comunicacional, devem e precisam ser os emissores, não somente os receptores ou a mensagem. A comunicação deve ser de todos, deve ser democrática e ser produzida por todas as comunidades existentes. Essa circulação de informação deve realmente "circular", deve relatar acontecimentos de interesse público. A liberdade de expressão aqui é extremamente importante para que a Educomunicação se estabeleça e seja atuante.
    No período ditatorial (AI) e do governo de GetúliO Vargas (DIP) começamos a dar um valor inestimável a liberdade. Por isso, digo que a Liberdade deve estar inextricavelmente ligada ao destino do governo, para que a Educomunicação possa existir.
    A Educomunicação é uma forma de intervenção social e tem como objetivo, levar o acesso a informação e os recursos para que ela seja instalada aos povos para que se estabeleça um processo comunicacional aberto. Ela é uma proposta de educação, em que cada grupo social tem a possibilidade de criar o que quer, o que pode e o que consegue. O Educomunicador, além de tudo, é um protagonista social.

    2-
    a) http://www.youtube.com/watch?v=E1So-OAzY0Y

    b) Bom, a democratização está acontecendo, tanto em relação à rádio comunitária, quanto aos recursos audiovisuais utilizados para a gravação deste vídeo. A rádio comunitária é da comunidade, é aberta a todas as pessoas que estão na comunidade. Os recursos audiovisuais são manipulados por jovens que entraram na TV OVO e tiveram a sua formação no audiovisual nela.

    3-
    a)Ela pode contribuir de forma atuante, formando uma consciência crítica e um desenvolvimento cultural muito grande. Pode contribuir também na formação acadêmica destes indivíduos, melhorando a sua capacidade de inserção no mercado de trabalho.

    b)Isto aconteceria com mais êxito, quando as mídias fossem abertas, sem fronteiras comunicacionais. Mas, dentro da própria comunidade é possível estabelecer uma democratização, levando a todos o conteúdo gratuitamente, não excluindo classes sociais menos favorecidas.

    4-
    Sabendo que a Educação para a Comunicação é uma das vertentes Educomunicativas, você acredita que o curso VÍDEO PARA TODOS possa contribuir para uma apreciação mais crítica das produções audiovisuais como os filmes, as novelas e os noticiários de TV?
    Com certeza. Acredito que a absorção de conhecimentos, a noção de comunidade, de protagonismo, de coletividade está sendo muito bem trabalhada pela equipe. A criticidade, por conseqüência, também está sendo desenvolvida com embasamentos teóricos e práticos, o que é muito importante. Com esse embasamento e gama de conhecimentos somos sim, capazes de ter uma apreciação mais crítica das produções audiovisuais e televisivas a que somos submetidos.

    5-
    Esta questão é uma problemática. A divulgação do curta-metragem seria algo mais fácil de responder. Mas, darei como exemplo realizações de curtas metragens que tiveram como norte os processos Educomunicacionais. Os vídeos foram produzidos por uma oficina da TV OVO, na Ilha do Mel, contando a participação de todos os oficineiros e participantes da oficina.
    http://www.youtube.com/user/pcespelho#p/u/11/3FGLb8DduzU
    O vídeo foi uma forma de unir culturas, compartilhar conhecimentos e produzir a democratização e o acesso às ferramentas audiovisuais.

    Francieli Jordão Fantoni;
    TV OVO;
    Santa Maria - Rio Grande do Sul.

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  5. AULA 01

    Atividade 01
    Descreva, em suas próprias palavras, o que entendeu sobre a Educomunicação e seu papel como abordagem diferenciada em espaços educativos.
    Recomendamos fortemente que você consulte a bibliografia suplementar hospedada em http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/140.pdf

    Estamos em um processo de mudanças de paradigmas no que diz respeito às formas como construímos nosso conhecimento. A educação está em xeque, assim como a difusão de tantas outras formas de sistematização de conhecimentos. Partindo desse cenário, é preciso repensar as relações que estabelecemos com as formas de comunicação empregadas na contemporaneidade. Essa reorientação é e será alvo das reflexões de todos os profissionais em exercício, especialmente os diretamente ligados à educação. Dessa forma a educomunicação surge como tema transversal, interelacionando todas as áreas do conhecimento. Nesse esforço das áreas da comunicação e educação faz-se necessário um trabalho efetivo com os meios de comunicação em vigor e em plena difusão (rádio, Televisão, Internet e seus múltiplos canais) objetivando a reflexão sobre as formas que se apresentam os meios de produção de informações e conhecimentos dentro do espaço educacional. O trabalho com educomunicação coloca os seus seus participantes em uma posição privilegiada para a reflexão do mundo em que vivemos.

    CARLOS EDUARDO FERNANDES JUNIOR
    EMEFM Vereador Antonio SAmpaio
    São Paulo - SP

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  6. Atividade 02
    Se um dos objetivos declarados da educomunicação é “promover o uso dos recursos da informação de forma participativa e a partir de uma gestão democrática de seus procedimentos”, dê um exemplo do que seria, para você:
    (a) uma forma participativa de se usar recursos de informação em vídeo;

    Como nos relacionamos com as informações que nos chegam? Essa é uma pergunta fundamental para que eu pense em um processo colaborativo para a construção de conhecimento nas aulas de Artes que promovo. Entendendo que a palavra colaborativa está presente na articulação das informações dos diversos meios difusores e sua progressiva reflexão tendo em vista o meio em que estamos, procuro estabelecer um ambiente escolar que tenha como objetivo uma participação ativa dos estudantes em suas relações com as informações, não limitando-se apenas a figura do receptor passivo. È de fundamental em importância que os estudantes levem adiante as problemáticas trazidas pelas informações dos diversos meios de comunicação e com isso organizem a construção de seus conhecimentos.

    (b) uma maneira de democratizar a gestão desses recursos.

    A democratização da gestão dos recursos da informação pode ser fomentada no meu trabalho enquanto docente, na medida em que nos dedicamos ( estudantes e eu ) aos estudos das linguagens de alguns meios difusores de informações, tais como jornais impressos e telejornais através da associação de imagens (fotografias e vídeos). O conhecimento destas linguagens e as suas conseqüentes problematizações permitem que os estudantes reflitam sobre as formas de comunicação em massa de nossa sociedade a partir de um local privilegiado. Afinal, eles – os estudantes já vivenciaram essa prática, dominam o vocabulário básico e as questões fundamentais para a produção de informações.

    CARLOS EDUARDO FERNANDES JUNIOR
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo- SP

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  7. Atividade 03
    Se a educomunicação se realiza tanto nos espaços educativos “formais” − como as escolas − quantos nos informais − ONGs e outros − como ela poderia contribuir, a partir de um espaço cultural para:
    (a) educação popular e
    Não entendo o que seria exatamente uma educação popular. Levando em consideração o meu desconhecimento, peço que me desculpem por eventuais erros semânticos em meu exercício.
    Há um discurso recorrente que afirma que os meios de comunicação de massa estão presentes na vida de todos os habitantes de nossos centros urbanos do planeta. Ao longo dos últimos anos tenho observado que essa não é uma regra que se cumpre na vida de muitos dos brasileirinhos com que trabalhei. Em muitos casos observo o desenvolvimento paralelo das possibilidades de comunicação e a vida cotidiana destes estudantes.
    Uma proposta de trabalho que tenha como um de seus aspectos fundamentais o trabalho referencial da educomunicação deve priorizar não a aproximação dos estudantes dos centros difusores de informação, e sim fomentar uma relação crítica que pense estas possibilidades de comunicação em sua complexidade, seja em sua produção, difusão ou recepção. Colocá-los (os estudantes) diante desses desafios amplia as possibilidades de trabalho e articulação dos conhecimentos produzidos pelas espaços educacionais ( formais e informais) e o mundo que se descortina através das milhões de informações que nos chegam diariamente.

    (b) a democratização das comunicações

    Entendo que os meios educacionais e culturais, sejam eles formais ou informais tem por objetivo discutir o desenvolvimento da linguagem de algumas possibilidades de comunicação. Estas linguagens não se resumem à escrita para jornais. Muito pelo contrário, têm cada vez mais alargado suas possibilidades de trabalho. Os blogs, as mensagens de diversos sites de relacionamento e de interlocução dos envolvidos, os vídeos postados enquanto documentários, publicitários, educativos ou artísticos, e as fotografias presentes em praticamente todos os meios de produção fazem parte do rol de possibilidades de estudos das linguagens ligadas a educomunicação. O domínio do vocabulário dessas linguagens coloca em pauta a produção de informações e conhecimentos a partir da ótica de quem não é dono de uma grande rede de difusão de notícias. Há uma diferença entre um trabalho sobre a desigualdade social produzido por uma pessoa graduada e participante de alguns rituais da classe média; e o trabalho de um profissional que emprega sua mão de obra em serviços manuais, sem uma formação que fora além das séries finais do ensino fundamental.
    A perspectiva de se construir um espaço que permita o desenvolvimento do domínio das linguagens da comunicação e a efetiva presença dos meios de comunicação na criação e reordenação de conhecimento, é a meu ver, uma boa contribuição para a democratização das comunicações.

    CARLOS EDUARDO FERNANDES JUNIOR
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo- SP

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  8. Atividade 04
    Sabendo que a Educação para a Comunicação é uma das vertentes educomunicativas, você acredita que o curso VÍDEO PARA TODOS possa contribuir para uma apreciação mais crítica das produções audiovisuais como os filmes, as novelas e os noticiários de TV?
    Sim. Acredito que os estudos sobre os processos de comunicação vigentes sempre colaboram para uma relação mais crítica enquanto receptores de uma grande quantidade de informação veiculada. Ao entendermos que a comunicação se dirige a alguém e sempre possui objetivos específicos, podemos colocar a produção cinematográfica e de telenovelas em uma situação diferenciada: o sujeito deixa de ser um sujeito passivo nessa relação.

    CARLOS EDUARDO FERNANDES JUNIOR
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo- SP

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  9. Atividade 05
    Em que medida a produção de um vídeo de curta-metragem poderia ser conduzida como uma gestão compartilhada de processos educomunicativo?
    Creio que seria necessário elaborar uma sequência de atividades que trouxessem para o espaço de discussão as referências que trazemos sobre o assunto, explicitando os fundamentos da linguagem do cinema e vídeo, assim como a sua relação com a vida contemporânea. Todos relacionando-se com estas questões permitiria a elaboração de um tema gerador de discussões e que futuramente pudesse ser um ponto de partida para a produção de vídeo de curta metragem.

    CARLOS EDUARDO FERNANDES JUNIOR
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo- SP

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