Como funciona este curso?

Como funciona este curso?

PESQUISA NA INTERNET

Nossa proposta de curso é oferecer uma abordagem introdutória junto ao tema. Todavia, estimulamos que todo cursista busque conhecimentos suplementares relacionados ao tema, fornecendo uma bibliografia básica para quem deseja se aprofundar. Todo este material poderá ser trocado entre os alunos e informado via blog, através da ferramenta “postar um comentário”.

ATIVIDADES POR AULA

As atividades encontrar-se-ão junto a cada aula postada no blog. Será preciso copiá-las (Ctrl c + Ctrl v) disponibilizando-as no Word em um tamanho legível. Cada aluno deverá postar suas respostas pela ferramenta “postar um comentário”, logo abaixo da aula.

AVALIAÇÃO

O curso não prevê provas, mas prevê a avaliação pelo desempenho refletido pela realização das atividades, colaboração com a equipe de cursistas no pólo (através do mediador de cada Pólo) e trabalho final (vídeo). Existem duas categorias de certificado, uma delas conta com a interação do cursista e a outra vai além da interação, prevendo participação nas atividades.

DÚVIDAS DURANTE O CURSO

Todas as dúvidas referentes ao curso serão respondidas por:
· Prof. Dr. Marciel Consani;
. Prof. Dr. Paulo Cesar Teles;
· e Profª Mestra Carmen Gattás.
O local designado para o envio das dúvidas, na plataforma de ensino-aprendizagem, será a ferramenta “postar um comentário”. Pois, todas as dúvidas quando postadas ficam arquivadas e disponíveis para todos os cursistas.


ASSISTÊNCIA DO TUTOR


Todo cursista será assistido pela Tutora Carmen Gattás e pelo Mediador do Pólo em que está inscrito, eles acompanharão o progresso de cada um dos cursistas individualmente. Todavia, o padrão de aprendizagem neste curso requer que o aluno se organize, faça as leituras e pesquisas necessárias para desenvolver as atividades individualmente. Aquele que tiver muita dificuldade poderá desenvolver as atividades em grupo, desde que informe o Tutor com antecedência, para não caracterizar plágio. O curso está estruturado dentro desta perspectiva. E tudo será desenvolvido para todos possam realizá-lo de forma suave e tranquila.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA


Um dos pressupostos da Educomunicação é poder estimular a aprendizagem cooperativa entre os alunos. Apesar do blog não comportar um fórum, a opinião de cada aluno ficará disponibilizada no blog e será sempre valorizada para oferecer uma visão rica e diversificada sobre cada problema e cada solução.
Será muito importante que cada cursista interaja com os colegas, lendo suas atividades, sugerindo possibilidades, questionando e tirando dúvidas.


SOBRE A AUTORIA E PLÁGIO


O padrão de aprendizagem neste curso requer do cursista um esforço de "caminhar com as próprias pernas", para alcançar um melhor desempenho em seu processo de aprendizagem. A realização das leituras indicadas ajudará na solução dos problemas encontrados e deve ser compartilhada para cooperar com os colegas de curso. A autoria será sempre valorizada, para que isso ocorra sem problemas, pede-se que toda a transcrição seja devidamente informada para não caracterizar plágio.

QUAIS OS SOFTWARES NECESSÁRIOS PARA PODER ESTAR ACOMPANHANDO O CURSO?


Word, PowerPoint e Internet Explorer.

O CURSO É TOTALMENTE ON LINE?


Sim. Não há previsão de encontros presenciais.

EM QUE CONDIÇÕES O ALUNO É DESLIGADO DO CURSO?


Se não interagir com o grupo no tempo máximo do curso, ou em qualquer outra situação em que o cursista se torne desagradável perante o grupo.




quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AULA - 8


http://www.youtube.com/watch?v=Pc7R8_lfy0A



6 comentários:

  1. Olá pessoas,

    Como a produção do vídeo tem como propósito o trabalho coletivo e a apresentação de um vídeo por Pólo, gostaria de sugerir aos integrantes do Pólo: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que apresentassem suas ideias para o trabalho.
    Pensando no tempo escasso, sugiro a adaptação do conto:
    LOBATO, Manuel. "O homem da favela". LEITE, Alcione Ribeiro. O fino do Conto. Rio de Janeiro: Editora RHJ.

    Veja a seguir:

    O homem da favela

    Dr. Levi dá plantão no Hospital dos Operários que fica perto de uma favela. Ele é meio conhecido na favela porque sobe o morro de vez em quando, em visita médica à Associação dos Deficientes Visuais. Mesmo assim, já foi assaltado nove vezes, sempre de manhã, quando está saindo do pátio em seu carro. Por causa disso, Dr. Levi anda prevenido. Não compra revólver mas, ao deixar o plantão, já vem com a chave do automóvel na mão, passos rápidos, abre a porta, entra depressa, liga o motor, engrena a marcha, acelera e dispara. Não se preocupa com os malandros que tentam abordá-lo na estrada.
    A neblina prejudica a visão do médico nessa manhã de inverno. Ele aperta o dispositivo de água, liga o limpador que faz o semicírculo com seu rastro no pára-brisa. Vê no meio da estrada, ainda distante, um pedestre que finge embriaguez. O marginal está um tanto desnorteado, meio aéreo, andando sem rumo, em ziguezague. Parece trazer um porrete na mão.
    Dr. Levi será obrigado a diminuir a aceleração e a reduzir a marcha. Se o mau elemento continuar na pista, terá de frear. Se parar, poderá ser assaltado pela décima vez. O carro se aproxima do malandro. Ele usa boné com o bico puxado para frente, cobrindo-lhe a testa. Óculos escuros para disfarce, ensaia os cambaleios, tomba um pouco a cabeça, olha para cima, procura o sol que está aparecendo, sem pressa, com má vontade.
    O médico, habituado a salvar vidas, tem ímpeto de matar. Acelera mais, joga o farol alto na cara do pilantra, buzina repetidas vezes. O mau-caráter faz que procura o acostamento, mas permanece na pista.
    O carro vai atropelar o velhaco. Talvez até passe por cima dele, se continuar fingindo que está bêbado. Menos um para atrapalhar a vida de gente séria.
    O esperto pressente o perigo, deve ter adivinhado que o automóvel não vai desviar-se dele, ouve de novo a buzina, o barulho do motor cada vez mais acelerado. De fato, o carro não desvia de seu intento. Obstinado, segue seu rumo. Vai tirar um fino.
    O vivaldino é atingido de raspão, cambaleia agora de verdade, cai de lado. O cirurgião ouve o baque, sente o impacto do esbarro.
    Vê pelo retrovisor interno a vítima caída à beira da estrada. O vidro de trás está embaçado, mas permite distinguir o vulto, imagem refratada. Gotas de água escorrem pelo vidro não como lágrimas, e, sim, como bagas de suor pelo esforço da corrida. Não há piedade, há cansaço.
    Dr. Levi nota que o retrovisor externo está torto, danificado. Diminui a marcha, abaixa o vidro lateral, tateia o retrovisor do lado de fora. O espelho está partido, sujo de sangue. O profissional se sente vingado, satisfeito, vitorioso, como se estivesse saindo do bloco cirúrgico, após delicada operação, na qual fica provada a sua frieza, competência, habilidade. O dom de salvar o semelhante e de também salvar-se.
    No dia seguinte, ao cair da tarde, chega o plantonista ao Hospital dos Operários. Toma conhecimento do acidente. O paciente – algumas fraturas, escoriações – está fora de perigo. Deu entrada ontem de manhã, mal havia chegado o substituto do Dr. Levi.
    Na ficha, anotações sobre a vítima: funcionário da Associação. Seus pertences: recibo das mensalidades, uns trocados, óculos e bengala. Cego.

    Aguardo as sugestões e opiniões de vocês o mais breve possível.

    Atenciosamente.

    Beatriz Rebello

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  2. Oi Beatriz
    Você tem um email para trocarmos figurinhas sobre isso.
    O meu pessoal é monicatang@itelefonica.com.br
    Até,

    Mônica
    Portal SME
    São Paulo SP

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  3. Olá Mônica,

    Sim. O meu e-mail é: beatrizsensei@hotmail.com

    Um abraço,

    Beatriz
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo - SP

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  4. ATIVIDADE 02:

    Título: “O homem da favela”
    Adaptação do conto:
    LOBATO, Manuel. "O homem da favela". LEITE, Alcione Ribeiro. O fino do Conto. Rio de Janeiro: Editora RHJ.

    Concepção da produção audiovisual:
    Apresento abaixo um breve esboço de uma sugestão para a produção coletiva.

    1. Este projeto pretende estabelecer relações entre o conto: “O homem da favela” e a presente realidade que nos cerca e propiciar uma reflexão sobre a questão das aparências, do comportamento e do pré-julgamento. Destina-se ao público geral. Será uma produção no formato curta-metragem (até 15 min.), com apresentador, atores (se alguém do Pólo da SMESP tiver, poderíamos utilizar o software "Rotoscoping RotoShop”, o mesmo utilizado no filme “O homem duplo” - filme que foi feito com um câmera digital e com personagens e cenários reais e, por cima de cada quadro do video, foi ilustrado, transformando o filme em um desenho) ou animação digital (alguém tem algum programa e conhecimento técnico para este tipo de produção?). Penso que se fizermos os desenhos quadro-a-quadro ou mesmo a produção com massinha - Stop-motion será necessário muito tempo de dedicação. A linguagem de referência será a videográfica. O gênero é a ficção e o subgênero drama. A proposta é Cultural ou Educativa, tendo como princípio a disseminação de informações que provoquem a reflexão e aumentem o conhecimento dos espectadores sobre o tema abordado. A veiculação pretendida será em circuito independente.
    Em relação ao custo, a previsão dos recursos necessários para a sua implementação são:
    A) Materiais: câmera mini-dv, com kit básico; mídia: MINI-DV – fitas com capacidade padrão de 60 a 90min; tripé de câmera profissional; iluminação: kit luz básico, componentes: 02 pontos de 600W , tripé, difusor; áudio: microfones tipo Boom (kit semi-profissional); computador: com 4 GB RAM, 320gb HD; placa de vídeo: GForce 9500 GT (1024 MB); e software para edição;
    B) Humanos: organização de pessoas e divisão das respectivas tarefas, conforme o número de pessoas que estarão dispostas a participar desta produção.

    Beatriz Martins Ferreira Rebello
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo - SP

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  5. ATIVIDADE 04:

    CRONOGRAMA SEMANAL

    I. Elaboração preliminar do projeto e roteiro: 1ª
    II. Apresentação do projeto, captação de recursos: 2ª
    III.Arregimentação da equipe, definição de locações: 2ª e 3ª
    IV. Reuniões com o elenco, “afinação” do roteiro: 2ª, 3ª e 4ª
    V. Gravações: 5ª, 6ª e 7ª
    VI.Edição: 7ª, 8ª e 9ª
    VII. Finalização: 9ª
    VIII. Pré-lançamento: 10ª
    IX. Divulgação: 11ª
    X. Lançamento: 12ª

    Beatriz Martins Ferreira Rebello
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo - SP

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  6. Caros cursistas,

    Devido à dispersão natural do final de ano, o ritmo do curso caiu,
    então como ainda faltam duas aulas, a previsão passa a ser a seguinte:

    AULA 11 e tarefas serão postadas até a primeira semana de fevereiro;
    AULA 12 e tarefas serão postadas até a segunda semana de fevereiro.

    Desta forma, com Carnaval e tudo, vocês teriam até dia 15/02 para
    terminar as atividades e o vídeo poderá ser enviado até 25/02.

    Apesar do curso já ter terminado para o MINC - em 21/12/2009, estamos
    estendendo este prazo, esperando poder atender às necessidades
    reclamadas, afim de que cheguem a finalização do vídeo.

    Bom trabalho a todos!

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