Explique detalhadamente a diferença entre registrar imagens e documentar.
Atividade 02
Explique as principais diferenças entre a função Institucional e a função Ideológica de um documentário.
Atividade 03
Assista o documentário ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado (Brasil, 1989, Cor, 14 min) e responda:
(a) qual a função que pode ser atribuída a este documentário? Por que?
(b) a que subgênero ele pertence? Justifique.
Atividade 04
Enumere pelo menos um exemplo de documentário — excluídas as obras citadas na apresentação da Aula 02 — que possa ser classificado em cada uma das funções/subgênero abaixo:
(a) função Ideológica
(b) subgênero Etnográfico
(c) função Didática
(d) subgênero Poético
Atividade 05
Que proposta você sugeriria desenvolver atendendo a demanda de produzir um documentário com abordagem educomunicativa dentro de um espaço educativo e cultural?
Ppt Aula 2
View more presentations from videoparatodos.
1. CHRISTOVAM LOPES REGIS JUNIOR
ResponderExcluir2. Ponto de Cultura Zabelê FM
3. Remanso-BA
Pelo que entendi, nesta aula se tratou sobre documentário que nada mais é uma sequência de fotos, imagens e textos (registro) sobre a ótica pessoal de um narrador, que ordena este registro e comenta sobre o assunto sob a sua ótica de narrador O texto comentou também sobre as funções de um documentário: A) a primeira, seria a didática que tem um objetivo pedagógico, poderia ser elaborado um documentário sobre a vida e obra de Shakespeare em Inglês; B) a segunda, a institucional que seria uma espécie de uma propaganda de uma instituição, suas história, sua estrutura organizacional, seu trabalho no passado, no presente, bem a perspectiva para o futuro, poderia ser um documentário sobre a escola em que trabalho a "EMEF professor Carlos Pasquale" no Itaim Paulista, onde se poderia relatar sobre a história desta instituição, todo seu trabalho que realizou durante período, as pessoas que estudaram nela, o que estão realizando? Entre outras coisas; C) a terceira Ideológica, que serve para incutir uma idéia ou uma idéia sobre algo ou alguém, poderia ser realizada um vídeo sobre as atitudes de um cidadão e da cultura cidadã, bem como os benefícios desta cultura num estabelecimento de ensino; d) a última poética que trabalha com o lado emocional e criativo das pessoas com um viés artístico, seria um vídeo onde a narração estaria centralizada na primeira pessoa, poderia ser um vídeo que trabalhasse a emoção em que passassem fotos e cenas da escola com as opiniões dos alunos desta relatando sua experiência pessoal em relação a esta. Além disto, houve uma análise também sobre os subgêneros de documentários, que nada mais sãos os formatos que um documentário pode assumir que pode estar mais vinculado a uma função ou pode ser uma mistura de várias funções e podem ser divididos em: A) propaganda isntitucional-ideológica que trabalha com o valor conativo, ou seja, deseja atrair o receptor do discurso para a idéia do narrador, muito próximo de uma propaganda comum; B) didático-científico que está voltado à função referencial que explica um assunto de caráter científico e pedagógica e serve para ensinar algum assunto; C) Sociológico em há uma análise objetiva que provoca reflexões sobre este fato; D) Etnográfico que é muito próximo do sociológico, mas que é mais denotativa, sem a projeção da opinião do narrador, é documentário mais direto sem ideologia e cores emocionais, culturais e sentimentais; E) jornalístico que está tem como objeto-gerador a notícia, a novidade e verdadeira vinculada ao interesse das pessoas e F) Poético que é um documentário onde a um trabalho bastante grande com não-verbal com as imagens falando por si só. Gostei muito desta lição, foi muito esclarecedor, fiquei conhecendo muito mais coisas que não conhecia, e percebi a potencialidade de trabalhar com este gênero na escola que eu trabalho ou em outro lugar.
ResponderExcluirUlisses Sanches
EMEF professor Carlos Pasquale
Itaim Paulista - São Paulo - São Paulo"
Gostei, principalmente, das funções de um documentário: A didática, a institucional, a ideológica e a poética.
ResponderExcluirSe tivesse que realizar um documentário escolheria ou a função poética, ou a ideológica.
A ideológia eu usaria para a promoção, divulgação de uma idéia que transmita a coletividade, não a secregação.
Na poética, como trabalha com o lado emocional e criativo com um viés artístico, eu centraria a minha história em um pessoa que realiza algum trabalho em alguma instituiçãs da minha cidade.
Sobre os subgêneros:
Como mostra o vídeo, existem 6 subgêneros que são a Propaganda Institucional-Ideológica, o
Didático-Científico, o Etnológico, o Sociológico, o Jornalístico e o Poético.
Como o enfoque do meu comentário se dá nas possíveis realizações de documentários, eu utilizaria os subgêneros: Jornalísticos e Poéticos. Mesclando, cruzando os subgêneros é possível a produção de um conteúdo informativo com grande viés artístico.
O vídeo foi esclarecer para quem não sabia sobre as "linguagens" cinematográficas.
Post acima por:
ResponderExcluirFrancieli Jordão Fantoni;
TV OVO;
Santa Maria - Rio Grande do Sul
Atividade 01
ResponderExcluirExplique detalhadamente a diferença entre registrar imagens e documentar.
Registrar é o conjunto de imagens editadas ou não, captadas num determinado período, já a documentação se constrói através de uma narrativa que é a maneira como o autor organiza as cenas gravadas em função da mensagem que deseja transmitir.
Atividade 02
Explique as principais diferenças entre a função Institucional e a função Ideológica de um documentário.
A função institucional tem como objetivo promover a empresa ou instituição através dos seus pontos positivos numa linguagem que se aproxima da propaganda com o objetivo de se construir uma imagem midiática favorável da instituição.
A função ideológica parte de uma visão realista e busca conscientizar o espectador, as técnicas desenvolvidas também fazem parte do repertório da propaganda.
Atividade 03
Assista o documentário ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado (Brasil, 1989, Cor, 14 min) e responda:
(a) qual a função que pode ser atribuída a este documentário? Por que?
(b) a que subgênero ele pertence? Justifique.
a) Função ideológica, pois através do vídeo busca-se conscientizar e convencer o espectador a respeito da miséria do povo da ilha das flores.
b) Subgênero sociológico, apesar de parecer com o etnográfico na forma direta como é apresentada a realidade, entretanto é visível a intenção de despertar uma reflexão profunda a cerca da situação do lixo e da miséria do povo.
Aparecido Denilson Pereira
EMEF ARQUITETO VILA NOVA ARTIGAS
DRE SÃO MATEUS - SME SÃO PAULO
1. Registrar imagens é apenas captar as imagens sem um roteiro ou uma idéia a seguir. Documentar é escolher e ordenar as imagens capturadas de acordo com uma interpretação assumida pelo autor do documentário com a finalidade de provocar e estimular o espectador.
ResponderExcluir2. Um documentário institucional visa promover empresas e instituições. Ele apresenta a empresa semelhantemente á propaganda
Um documentário ideológico também parte do repertório da propaganda mas visa conscientizar ou doutrinar seus espectadores
3. Já o tinha assistido na época de faculdade, mas foi muito bom vê-lo novamente.
Acredito que ele tenha função didática pois ele ensina, detalha com clareza as informações expostas; e quanto a seu subgênero opto por responder que ele é o sociológico por fazer exatamente o que está descrito nos slides do nosso curso “apresenta informações objetivas na mesma medida em que instiga às reflexões mais profundas em quem o assiste”
4. Pesquisando na internet encontrei os seguintes:
A - Revolta da esquadra, de William Auler
B - A tradição do Bará do Mercado Público, de Ana Luiza Carvalho da Rocha
C - Pata Nada, de Taunay M. Daniel
D - Romance do Vaqueiro Voador, de Manfredo Caldas
Mônica Carvalho Tang
SME- SP Portal
São Paulo/SP
Atividade 01
ResponderExcluirExplique detalhadamente a diferença entre registrar imagens e documentar.
O registro é a captura de imagens, por intermédio de uma câmera, editadas ou não, já a ação de documentar refere-se à construção narrativa, que é a maneira como o autor organiza as cenas gravadas numa ordem lógica em função da mensagem que ele quer transmitir.
Atividade 02
Explique as principais diferenças entre a função Institucional e a função Ideológica de um documentário.
A função institucional busca promover empresas ou instituições, apresentando-as a partir de seus pontos mais relevantes: o histórico, a trajetória, seus êxitos, e os aspectos humanos. Busca não apenas informar, mas construir uma imagem midiática favorável.
A função ideológica parte de uma visão da realidade para conscientizar, convencer ou doutrinar os espectadores, exigindo destes um posicionamento. Demonstra pela argumentação as razões pelas quais o lado defendido é o melhor, o mais justo; usa como recurso a emoção, minimizando o ceticismo crítico e propiciando uma identificação pessoal com a causa defendida. Busca criar simpatizantes ou defensores engajados numa proposta de ação social, principalmente de natureza política ou religiosa.
Atividade 03
Assista o documentário ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado (Brasil, 1989, Cor, 14 min) e responda:
(a) qual a função que pode ser atribuída a este documentário? Por que?
(b) a que subgênero ele pertence? Justifique.
A função ideológica, pois parte de uma visão da realidade para conscientizar os espectadores, sobre a questão do lixo e miséria. O subgênero seria o Sociológico, uma vez que apresenta informações objetivas na mesma medida em que instiga reflexões profundas em quem o assiste.
Atividade 04
Enumere pelo menos um exemplo de documentário — excluídas as obras citadas na apresentação da Aula 02 — que possa ser classificado em cada uma das funções/subgênero abaixo:
(a) função Ideológica: no sentido de conscientização - A carne é fraca, do Instituto Nina Rosa, 2004. Sinopse: Apresenta a trajetória de um bife antes de chegar ao prato. Mostra os impactos que esse ato de comer carne representa para a sua saúde, para os animais e para o planeta.
(b) subgênero Etnográfico: próximo do sociológico - Mensagens para um futuro mais tolerante. Casa de Cultura Judaica: Projeto Lembrar, 2006. Sinopse: Entrevistas e depoimentos de sobreviventes do Holocausto, residentes no Brasil.
(c) função Didática: BBC Horizon - Cannabis A Erva Maldita, 2009. Direção: Annabel Gillings. Sinopse: Especialista em Vício, o Dr John Marsden rastreia os locais de nascimento da cannabis no Cazaquistão, encontra a origem de nossa sensibilidade à cannabis e descobre o que faz com nossos cérebros.
(d) subgênero Poético: Rapsódia do Absurdo. Diretor Cláudia Nunes, 2007. Brasil. Sinopse: Apresenta cenas de arquivo de dois episódios marcantes de luta pela terra no campo e cidade no Brasil: Fazenda Santa Luzia e Parque Oeste Industrial, em Goiás.
Beatriz Martins Ferreira Rebello
EMEFM Vereador Antonio Sampaio
São Paulo - SP
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAtividade 05
ResponderExcluirQue proposta você sugeriria desenvolver atendendo a demanda de produzir um documentário com abordagem educomunicativa dentro de um espaço educativo e cultural?
Penso que seria interessante abordar um objeto de pesquisa dentro da temática Escola pública, em que seria evidenciado o olhar de jovens e crianças a respeito do que consideram uma educação de qualidade. A função deste documentário poderia ser Sociológica.
Beatriz Martins Ferreira Rebello
EMEFM Vereador Antonio Sampaio
São Paulo - SP
Atividades – Aula 2
ResponderExcluirAtividade 01
Registrar imagens: É a captura de imagens feita por uma câmera que registra fatos ou ocorrências num determinado momento ou tempo, sem a interferência do autor numa narrativa pré estabelecida.
Documentário: È a captura de imagens feita por uma câmera que registra uma construção narrativa com a interferência do autor, produzindo de forma organizada e lógica as cenas, acompanhando um roteiro que visa transmitir uma mensagem.
Atividade 02
Institucional: Tem a função de produzir documentários que apresente a instituições ou empresas de forma a promover seus pontos positivos, desde da sua história, trajetória e desenvolvimento, aspecto social, seus participantes.
Ideológica: a função é produzir documentários que mostre a realidade de forma a conscientizar, e fazer com as pessoas reflitam sobre qual papel elas estão assumindo perante a realidade sociocultural, econômica e política.
Atividade 03
a) Ideológica, porque esse documentário, ILHA DAS FLORES cumpre a função de nos alertar e conscientizar da triste realidade e injustiça social que aquelas pessoas de vulnerabilidade social vivem.
b) Eu acredito que seja sociológico, porque é um documentário que faz um paralelo entre a objetividade dos fatos e a reflexão dos mesmo.
Alba do Vale Martins
CINECLUBE – AUGUSTA
São Paulo
Atividade 01
ResponderExcluirExplique detalhadamente a diferença entre registrar imagens e documentar.
Registrar é capturar determinadas imagens sem se preocupar com a sua narrativa. As imagens são capturadas por certo tempo e não há a interferência do autor.
Documentar: Aqui já se pensa numa narrativa. O entrelaçamento/ cruzamento das cenas que foram gravadas, agora, podem transmitir a ideologia/mensagem que ele quer mostrar em seu vídeo.
Atividade 02
Explique as principais diferenças entre a função Institucional e a função Ideológica de um documentário.
A função institucional tem como objetivo promover uma empresa ou instituição. É através da propaganda que se constrói uma imagem favorável. Aqui a história e as conquistas do “produto” (instituições/empresas) a ser promovido, é fundamental para a ascensão do mesmo.
Já a função ideológica é usada para a promoção, divulgação de uma idéia que tem por objetivo convencer quem assiste que a mensagem que é passada no vídeo é a que deve ser levada em conta, seja ela boa ou ruim. Os pontos de vista devem bem construídos para que as argumentações possam convencer quem assiste.
Atividade 03
Assista o documentário ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado (Brasil, 1989, Cor, 14 min) e responda:
(a) qual a função que pode ser atribuída a este documentário? Por que?
O filme Ilha das Flores de Jorge Furtado tem a função ideológica, por que faz uma crítica bem argumentada sobre o capitalismo e fala sobre a noção de liberdade. Além disso, é um manifesto contra a desigualdade social. O filme mostra todo o processo de geração de lucros até o início da pobreza, que é gerada pelo mesmo processo.
(b) a que subgênero ele pertence? Justifique.
O subgênero é o Sociológico. O filme apresenta muitas informações objetivas e também na faz com que reflitamos sobre o que acontece no mundo contemporâneo, digo contemporâneo, porque mesmo sendo realizado em 1989, ele continua atual.
Atividade 04
Enumere pelo menos um exemplo de documentário — excluídas as obras citadas na apresentação da Aula 02 — que possa ser classificado em cada uma das funções/subgênero abaixo:
(a) Slacker Uprisin de Michael Moore
(b) BBC History of World War II - Hiroshima
(c) Discovery na escola - O Guia Completo: Cobras
(d) Chama Verequete de Rogério Parreira e Luís Arnaldo Campos
Atividade 05
Que proposta você sugeriria desenvolver atendendo a demanda de produzir um documentário com abordagem educomunicativa dentro de um espaço educativo e cultural?
Eu sugeriria a temática ONGs e instituições que trabalhem com a comunidade e que de certa forma, contribua para uma melhora da mesma. Usaria a linguagem poética e ideologia com uma função Sociológico e Jornalístico.
Francieli Jordão Fantoni;
TV OVO;
Santa Maria - Rio Grande do Sul.
Atividade 01
ResponderExcluirExplique detalhadamente a diferença entre registrar imagens e documentar.
O ato de registrar pode não ter um fim definido e dessa forma não conta com a organização do material recolhido condizente com um propósito narrativo. Eu posso andar por São Paulo em meio a uma passeata e filmar tudo o que me venha a dar vontade. Esses registros frutos de um espontaneísmo não refletem uma organização para uma exibição posterior desse material. Essa não preocupação com os significados, sentidos e narrativas possíveis a partir do registro fazem com que o material se limite a ser informações não organizadas. No entanto, caso eu volte a esse material registrado durante a passeata, ainda que registrado espontaneamente, eu posso construir uma ordem que evidencie o meu encadeamento de idéias – lineares ou não- e documente a passeata. Um documentário exige a construção de uma narrativa.
Atividade 02
Explique as principais diferenças entre a função Institucional e a função Ideológica de um documentário.
De uma forma geral eu poderia argumentar que a função Institucional visa evidenciar ao público as qualidades de uma entidade (geralmente ligada ao terceiro setor) e todas as suas contribuições para a sociedade objetivando uma relação de empatia entre o público e a entidade. Já a função ideológica se dedica a uma criação de idéias pelo público associados aos proprietários do vídeo em questão. Com isso a função ideológica se destina ao convencimento de uma parcela da população a adesão de ideais promovidos pelo remetente do trabalho.
Porém, encontro uma grande dificuldade em diferenciar as duas funções no material que nos chega diariamente seja pela televisão ou pelo cinema. Por exemplo, quando assisto a um vídeo em que se ressaltam as qualidades da Petrobras e como a mesma auxilia o desenvolvimento das manifestações culturais brasileiras, vejo aí as duas funções em ação: Institucional e ideológica. A Petrobras é uma empresa administrada pela parceria pública privada, com parte de seu capital aberto nas maiores bolsas de valores do mundo. Ao evidenciar suas ações fortalecesse as ações sociais de uma empresa e os ideais de que o governo federal a tem administrado muito bem. Ganham empresa e governo. Governo este que possui uma identidade construída através de eleições- atualmente elas também fazem referência ao Partido dos Trabalhadores. Partido este que possui uma ideologia definida ao longo de sua história. Com isso nem tudo é preto, nem tudo é branco.
Carlos Eduardo Fernandes Junior
EMEFM Vereador Antônio Sampaio
São Paulo - SP
Atividade 03
ResponderExcluirAssista o documentário ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado (Brasil, 1989, Cor, 14 min) e responda:
(a) qual a função que pode ser atribuída a este documentário? Por que?
Função ideológica, pois há no desenvolvimento do documentário a construção de um encadeamento de idéias que colocam o público diante de contradições de nossa sociedade. Ao evidenciarem-se essas contradições assume-se um discurso sobre o estado das coisas que idealizam uma nova constituição social para o homem.
O documentário segue um roteiro curioso, pois enquanto o narrador trabalha em um tom indiferente e com frases que nem sempre denotam parcialidade, as imagens exibidas assumem o discurso de quem fala: - Algo está errado, afinal o que move os homens ao colocarem sua espécie atrás de outras espécies como o porco? Em alguns momentos ouve-se “o Guarani” de Carlos Gomes imortalizada pelo programa “A hora do Brasil” o que ressalta ainda mais as contradições trabalhadas no documentário.
(b) a que subgênero ele pertence? Justifique.
Sociológico, devido à construção do discurso ao longo do documentário. Apresenta-se uma série de informações sobre as espécies e objetos que nos cercam, a princípio sem nenhum sentido, até que em uma retomada do que foi exposto passa-se a nova ordenação dos fatos e relações que construímos socialmente. No decorrer do documentário evidenciam-se algumas contradições de nossos sistemas de valores e colocam o público que assiste o documentário em uma zona de desconforto com relação aos fatos apresentados, pois promovem a aproximação do cotidiano urbano em que vivemos com as causas e efeito do processo encadeado ao longo do vídeo. As dúvidas do que venha a ser a Liberdade coroa este desconforto e automaticamente nos remete as possibilidades de resposta a esta questão aparentemente simples e tão difícil de ser encontrada em nossas vidas.
Carlos Eduardo Fernandes Junior
EMEFM Vereador Antonio Sampaio
São Paulo - SP
Atividade 01
ResponderExcluirExplique detalhadamente a diferença entre registrar imagens e documentar.
R: Registrar imagens é a tomada pela câmara de momentos esporádicos muitas vezes sem planejamento ou intensão prévia ou não, que podem acontecer de forma planejada ou não com ou sem edição desta coleção de tomadas realizadas e cujas imagens falam por si sobre o objeto registrado ainda que a edição coloque uma ordem nos registros não cria uma interferência narrativa ao resultado final. Hoje podemos a temos em nossas mãos praticamente 24 horas uma enorme possibilidade de fazer registros assim através da câmara do celular, que democratizou a quase todas as pessoas independente da classe social a fazer seus próprios registros normalmente de cenas cotidianos entre familiares e amigos ou de eventos que se participa como festas e shows.
Uma vez que se tome um conjunto de registros, como descritos acima, intencionalmente ou não como base para narrar uma situação, história, ideia ou outra mensagem então temos uma forma de documentário. Podemos documentar também a partir da definição inicial da construção narrativa que expressará esta ideia assim se buscará os registros que a correspondam e que construam a forma narrativo sobre o o fato que se quer documentar
Solange Valladão
Centro de Cultura Liberdade
Salvador, Bahia
Atividade 02
ResponderExcluirExplique as principais diferenças entre a função Institucional e a função Ideológica de um documentário.
Um documentário com a função institucional seja esta voltada para apresentar uma empresa, instituição ou governo, se aproxima mais da propaganda pois tem quase a mesma estrutura de marketing para divulgação comercial de um produto, podendo também buscar associar ou promover uma imagem, social, ecológica ou politizada da instituição a que retrata. Por exemplo mostrando que a empresa respeita a igualdade dos sexos ou que não discrimina portadores de deficiências.
Quando um documentário tem a função ideológica esta trás a construção narrativa voltada para a sensibilização sobre uma determinada ideia, mensagem política ou social. A construção narrativa neste caso busca trazer uma edição de registros que sensibilizem as pessoas para o entendimento de uma da ideia ou mensagem que se quer passar tornando assim o espectador um interlocutor desta mensagem absorvendo-a dentro dos seus conceitos e das suas próprias ideias passando assim a ser um multiplicador desta mensagem ou ideia narrada.
Atividade 03
Assista o documentário ILHA DAS FLORES de Jorge Furtado (Brasil, 1989, Cor, 14 min) e responda:
(a) qual a função que pode ser atribuída a este documentário? Por que?
Didático porque busca dar clareza as informações e conceitos expostas usando a repetição e a explicação científica das coisas apresentadas; ideológica por que busca provocar no espectador um posicionamento sobre as questões sociais e ambientais colocadas inclusive afetando-o emocionalmente (ao menos me sentir assim) e poético pelo caráter único que apresenta sua narrativa mesclando registros da realidade com registro ficcionais que ajudam didaticamente na construção da narrativa.
(b) a que subgênero ele pertence? Justifique.
Para mim está mais próximo do sociológico por apresenta informações pautadas continuamente por questionamentos que vão deste ao a crítica da forma como consumimos à reflexão sobre aquelas que nada consomem e dependem de favores. Mas temabém em muitos momentos as imagens falam por si as vezes até como contraponto a locução narrativa trazendo também um abordagem poética.
Solange Valladão
Centro de Cultura Liberdade
Salvador, Bahia
Atividade 04
ResponderExcluirEnumere pelo menos um exemplo de documentário — excluídas as obras citadas na apresentação da Aula 02 — que possa ser classificado em cada uma das funções/subgênero abaixo:
(a) função Ideológica
Documentário Zeitgeist, 2008 visão e informação crítica, questionadora sobre religião, política e sistema bancário no intuito de mostrar o outro lado do que se sabe através da mídia jornalística comercial
(b) subgênero Etnográfico
Maranhão 66. Incrível documentário de Glauber Rocha sobre a posse de Sarnei em 1966 como governador do Maranhão. Ele começa mostrando a praça da posse e ao longo do discurso são mostradas imagens do povo do Maranhão, com sua pobreza e miséria
http://www.youtube.com/watch?v=4LyeGC6fGX4
(c) função Didática
Todos os videos destinados às aulas do Telecurso
(d) subgênero Poético
A Cubana
Diretor Andrea Ferraz, Cezar Maia, Leo Crivellare, Marcelo Barreto, Silvia Góes. Ano 2004. Duração 13 min. Cor Colorido. Bitola Vídeo. País Brasil. Local de Produção: PE. “O documentário fala de um baile de música cubana existente em um bairro da periferia do Recife. Fala também de seus personagens e da paixão que esses bailantes nutrem pelo som da Ilha de Cuba, mesmo sem jamais terem pisado os pés no país de Fidel.” (no Porta Curtas Petrobras)
Solange Valladão
Centro de Cultura Liberdade
Salvador, Bahia
Proporia uma abordagem que promovesse energias motivadoras e criativas voltadas para o entendimento da criação artística como resultado de idéia, amor ao que se faz e muito trabalho, como já diz o ditado por ai com outras palavras.
ResponderExcluirConstruindo um entendimento crítico de que nada pode ser mais bonito, rico e transformador que a boa arte, a sincera expressão artística que tem identidade com sua cultura de origem.
A expressão criada assim é de outra natureza, seja qual for o veículo.
Solange Valladão
Centro de Cultura Liberdade
Salvador, Bahia