Como funciona este curso?

Como funciona este curso?

PESQUISA NA INTERNET

Nossa proposta de curso é oferecer uma abordagem introdutória junto ao tema. Todavia, estimulamos que todo cursista busque conhecimentos suplementares relacionados ao tema, fornecendo uma bibliografia básica para quem deseja se aprofundar. Todo este material poderá ser trocado entre os alunos e informado via blog, através da ferramenta “postar um comentário”.

ATIVIDADES POR AULA

As atividades encontrar-se-ão junto a cada aula postada no blog. Será preciso copiá-las (Ctrl c + Ctrl v) disponibilizando-as no Word em um tamanho legível. Cada aluno deverá postar suas respostas pela ferramenta “postar um comentário”, logo abaixo da aula.

AVALIAÇÃO

O curso não prevê provas, mas prevê a avaliação pelo desempenho refletido pela realização das atividades, colaboração com a equipe de cursistas no pólo (através do mediador de cada Pólo) e trabalho final (vídeo). Existem duas categorias de certificado, uma delas conta com a interação do cursista e a outra vai além da interação, prevendo participação nas atividades.

DÚVIDAS DURANTE O CURSO

Todas as dúvidas referentes ao curso serão respondidas por:
· Prof. Dr. Marciel Consani;
. Prof. Dr. Paulo Cesar Teles;
· e Profª Mestra Carmen Gattás.
O local designado para o envio das dúvidas, na plataforma de ensino-aprendizagem, será a ferramenta “postar um comentário”. Pois, todas as dúvidas quando postadas ficam arquivadas e disponíveis para todos os cursistas.


ASSISTÊNCIA DO TUTOR


Todo cursista será assistido pela Tutora Carmen Gattás e pelo Mediador do Pólo em que está inscrito, eles acompanharão o progresso de cada um dos cursistas individualmente. Todavia, o padrão de aprendizagem neste curso requer que o aluno se organize, faça as leituras e pesquisas necessárias para desenvolver as atividades individualmente. Aquele que tiver muita dificuldade poderá desenvolver as atividades em grupo, desde que informe o Tutor com antecedência, para não caracterizar plágio. O curso está estruturado dentro desta perspectiva. E tudo será desenvolvido para todos possam realizá-lo de forma suave e tranquila.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA


Um dos pressupostos da Educomunicação é poder estimular a aprendizagem cooperativa entre os alunos. Apesar do blog não comportar um fórum, a opinião de cada aluno ficará disponibilizada no blog e será sempre valorizada para oferecer uma visão rica e diversificada sobre cada problema e cada solução.
Será muito importante que cada cursista interaja com os colegas, lendo suas atividades, sugerindo possibilidades, questionando e tirando dúvidas.


SOBRE A AUTORIA E PLÁGIO


O padrão de aprendizagem neste curso requer do cursista um esforço de "caminhar com as próprias pernas", para alcançar um melhor desempenho em seu processo de aprendizagem. A realização das leituras indicadas ajudará na solução dos problemas encontrados e deve ser compartilhada para cooperar com os colegas de curso. A autoria será sempre valorizada, para que isso ocorra sem problemas, pede-se que toda a transcrição seja devidamente informada para não caracterizar plágio.

QUAIS OS SOFTWARES NECESSÁRIOS PARA PODER ESTAR ACOMPANHANDO O CURSO?


Word, PowerPoint e Internet Explorer.

O CURSO É TOTALMENTE ON LINE?


Sim. Não há previsão de encontros presenciais.

EM QUE CONDIÇÕES O ALUNO É DESLIGADO DO CURSO?


Se não interagir com o grupo no tempo máximo do curso, ou em qualquer outra situação em que o cursista se torne desagradável perante o grupo.




sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

AULA 9 -


http://www.youtube.com/view_play_list?p=0ABAB7C0AE470610




5 comentários:

  1. Olá,
    os slides postados como sendo da aula 9 são os mesmos da aula 7!

    Mônica Carvalho Tang
    Portal SME
    São Paulo SP

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  2. Olá pessoal,

    Não tem material teórico para podermos fazer as atividades obrigatórias desta aula 9!

    Aguardo retorno.

    Mônica Carvalho Tang
    PortalSME
    São Paulo SP

    ResponderExcluir
  3. Olá Mônica,

    Eu também estava aguardando os slides da aula 9. Tenho a impressão que não está havendo um acompanhamento das mensagens postadas aqui no blog. Também estou preocupada com o prazo para o término deste curso,haja vista que os slides e atividades das outras aulas ainda não foram postados. Creio que seja necessário escrevermos para o e-mail da Carmen e do Elvis. Falando dele, vocês trabalham juntos? Segundo informações do blog, ele é o mediador responsável pelo Pólo: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

    Um abraço,

    Beatriz Martins Ferreira Rebello
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo - SP

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  4. ATIVIDADE 02:
    A decomposição do movimento visa dar a ilusão do movimento. Parte de desenhos, fotografias ou filmagem, que são feitas cena a cena, e a cada vez com um movimento ligeiramente diferente. Ao apresentar estas imagens, em uma seqüência e em certa velocidade, como por exemplo, em um filme que é rodado com 24 quadros por segundo, cria-se, para quem assiste à animação, a ilusão de que a imagem está se movendo.

    ATIVIDADE 03:
    A)O homem duplo: técnica de animação sobre cenas filmadas (rotoscopia digital). Rotoscopia é um processo que consiste em redesenhar quadros (frames) de um vídeo. Animar, desenhar seguindo uma referência filmada. O filme que foi feito com um câmera digital e com personagens e cenários reais e, por cima de cada quadro do video, foi ilustrado, transformando o filme em um desenho. Foi desenvolvido pelo software especial de "Rotoscoping RotoShop" (fonte: vários sites)
    B)A festa do monstro maluco: animação de bonecos Animagic, que é uma técnica conhecida por vários nomes, podendo ser chamada também de Stop-motion, Stop-action, ou simplesmente "animação de massinha". É uma técnica diferente de outros tipos de animação, pois não é feita a partir de desenhos feitos quadro-a-quadro, e nem é gerada no computador. (fonte: vários sites)
    C)A viagem de Chihiro: Análogo e Digital. Primeiro todos os desenhos são pintados à mão antes de serem escaneados e digitalizados. Só depois é que são feitas, a animação e a escolha das cores que são geradas através de computador. Como por exemplo, a fumaça e a névoa que, inicialmente, foram criadas à mão foram melhoradas digitalmente. Já, a estátua do homem de pedra, representando o Deus dos Viajantes, que aparece no começo do filme foi feita em 3D. A maioria das cenas aquáticas como também a abertura da porta para a casa de Zeniba foram todas feitas 100% digitalmente. http://www.webcine.com.br/notaspro/npchihir.htm
    D)Piconzé de Ypê Nakashima: quadro a quadro, tudo a mão. 24 desenhos por segundo rascunhados, traçados, refeitos e pintados.
    http://www.nucleovirgulino.com.br/ypenakashima/fjsp_programacao.htm
    E) As bicicletas de Belleville: mistura técnicas de animação em 3D e 2D (convencional), mesclando a elas algumas cenas de filmes e fotografias, o oceano, por exemplo, que é atravessado por Madame Souza e Bruno de pedalinho é de verdade, assim como a água onde uma das gêmeas pesca.
    http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/ednacunhalima/2006_1_2/thalia/bicicletas.htm

    ATIVIDADE 04:
    O conceito de persistência retiniana é a capacidade que a retina possui para reter a imagem de um objeto após o seu desaparecimento do campo de visão. Acreditava-se que este fenômeno fisiológico fosse o responsável pela síntese do movimento, mas depois se descobriu que ele constituía um obstáculo à formação das imagens animadas, pois tendia a sobrepô-las na retina, misturando-as entre si. Desta forma, o que beneficiou o cinema foi a existência de um intervalo negro entre a projeção de uma imagem para a outra, permitindo atenuar a imagem persistente que ficava retida pelos olhos. Ou seja, o fenômeno da retina permite que não se veja esse intervalo negro na projeção do filme. Se imagens são expostas aos olhos em diferentes posições uma após a outra e com pequenos intervalos de tempo, cria-se a ilusão de que a imagem está se movendo. Fonte: http://eba.ufmg.br/panorama/genesis/genese02.html


    Beatriz Martins Ferreira Rebello
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo - SP

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  5. Atividade 02
    Decomposição de movimento é o desenho dos sucessivos movimentos, as posições chaves e as intermediarias. Para animações basta desenhar tais posições e o cérebro terá a impressão de movimento.

    Atividade 03
    1. o homem duplo – rotoscopia
    2. a festa do monstro maluco – stop motion, clássico
    3. a viagem de chihiro – animação 2d
    4. Piconzê de ypê Nakashima – animação direta
    5. as bicicletas de Beleville – 2d e computação gráfica

    atividade 04
    Persistência retiniana é a capacidade do cérebro guardar a imagem na retina mesmo um pouquinho de tempo após a imagem não estar mais sendo vista. Assim, as imagens paradas nos dão a sensação de estar em movimento


    Mônica Carvalho Tang
    Portal SME
    São Paulo - SP

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