Como funciona este curso?

Como funciona este curso?

PESQUISA NA INTERNET

Nossa proposta de curso é oferecer uma abordagem introdutória junto ao tema. Todavia, estimulamos que todo cursista busque conhecimentos suplementares relacionados ao tema, fornecendo uma bibliografia básica para quem deseja se aprofundar. Todo este material poderá ser trocado entre os alunos e informado via blog, através da ferramenta “postar um comentário”.

ATIVIDADES POR AULA

As atividades encontrar-se-ão junto a cada aula postada no blog. Será preciso copiá-las (Ctrl c + Ctrl v) disponibilizando-as no Word em um tamanho legível. Cada aluno deverá postar suas respostas pela ferramenta “postar um comentário”, logo abaixo da aula.

AVALIAÇÃO

O curso não prevê provas, mas prevê a avaliação pelo desempenho refletido pela realização das atividades, colaboração com a equipe de cursistas no pólo (através do mediador de cada Pólo) e trabalho final (vídeo). Existem duas categorias de certificado, uma delas conta com a interação do cursista e a outra vai além da interação, prevendo participação nas atividades.

DÚVIDAS DURANTE O CURSO

Todas as dúvidas referentes ao curso serão respondidas por:
· Prof. Dr. Marciel Consani;
. Prof. Dr. Paulo Cesar Teles;
· e Profª Mestra Carmen Gattás.
O local designado para o envio das dúvidas, na plataforma de ensino-aprendizagem, será a ferramenta “postar um comentário”. Pois, todas as dúvidas quando postadas ficam arquivadas e disponíveis para todos os cursistas.


ASSISTÊNCIA DO TUTOR


Todo cursista será assistido pela Tutora Carmen Gattás e pelo Mediador do Pólo em que está inscrito, eles acompanharão o progresso de cada um dos cursistas individualmente. Todavia, o padrão de aprendizagem neste curso requer que o aluno se organize, faça as leituras e pesquisas necessárias para desenvolver as atividades individualmente. Aquele que tiver muita dificuldade poderá desenvolver as atividades em grupo, desde que informe o Tutor com antecedência, para não caracterizar plágio. O curso está estruturado dentro desta perspectiva. E tudo será desenvolvido para todos possam realizá-lo de forma suave e tranquila.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA


Um dos pressupostos da Educomunicação é poder estimular a aprendizagem cooperativa entre os alunos. Apesar do blog não comportar um fórum, a opinião de cada aluno ficará disponibilizada no blog e será sempre valorizada para oferecer uma visão rica e diversificada sobre cada problema e cada solução.
Será muito importante que cada cursista interaja com os colegas, lendo suas atividades, sugerindo possibilidades, questionando e tirando dúvidas.


SOBRE A AUTORIA E PLÁGIO


O padrão de aprendizagem neste curso requer do cursista um esforço de "caminhar com as próprias pernas", para alcançar um melhor desempenho em seu processo de aprendizagem. A realização das leituras indicadas ajudará na solução dos problemas encontrados e deve ser compartilhada para cooperar com os colegas de curso. A autoria será sempre valorizada, para que isso ocorra sem problemas, pede-se que toda a transcrição seja devidamente informada para não caracterizar plágio.

QUAIS OS SOFTWARES NECESSÁRIOS PARA PODER ESTAR ACOMPANHANDO O CURSO?


Word, PowerPoint e Internet Explorer.

O CURSO É TOTALMENTE ON LINE?


Sim. Não há previsão de encontros presenciais.

EM QUE CONDIÇÕES O ALUNO É DESLIGADO DO CURSO?


Se não interagir com o grupo no tempo máximo do curso, ou em qualquer outra situação em que o cursista se torne desagradável perante o grupo.




segunda-feira, 9 de novembro de 2009

AULA 6 - COMO OPERAR UMA CÂMERA


http://www.youtube.com/watch?v=Nr3AxZbCo5U



5 comentários:

  1. Postado por: ~ Ana Dandara ~

    Atividade 1

    "Ilha das flores"

    disponi´vel em http://portacurtas.org.br/pop_160.asp?Cod=647&Exib=2769

    Primeira parte (plantação de tomates Sr. Susuki)

    a) Uma câmera

    b) Segura na mão do operador. (obs. Caminhando)

    c) Natural

    d) não foram utilizados

    e) o som ambiente foi retirado com edição sobrando apenas a voz do apredentador.


    Atividade 2

    "A entrega - o filme"

    disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NM_e7b4fCM8

    1- b (amador acima da média) porque tem um bom enquadramento, roteiro e edição, porém tem falhas na clareza de compreensão da história (talvez devido ao baixo volume e rapidez das falas)

    2- b Qualidade mediana de cãmera, porém ótimo uso dos planos de enquadramento, além de filmagens com o tripé. As falhas mais destacadas foram com a microfonagem.

    Obs. A estética do filme é bem definida e lembra o cotidiano. É um filme com forte veia cômica.

    3- b (competencia parcial) Um vídeo feito com qualidade e investimento, porém com um ar descontraído e não profissional.

    Atividade 3

    não conseguimos encontrar o manual da câmera seguinte:

    "Filmadora DCR-SR87 Sony Dcr Sr87 80gb (HDD)"

    Portanto, não poderemos concluir, por enquanto, a terceira atividade proposta, já que as opcões nescessitam de um manual.

    Ulisses Sanches
    Ana Dandara
    EMEF Professor Carlos Pasquale

    ResponderExcluir
  2. ATIVIDADE 01:
    Vídeo: 1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo - Instituto Akatu
    http://www.youtube.com/watch?v=Rkj_Xve5eRM
    Tempo: 30’’
    Esse é o slogan da campanha do Instituto Akatu, criada e produzida pela agência Leo Burnett. Através de uma linguagem semelhante à da publicidade, a campanha alerta consumidor para a problemática do desperdício de alimentos e dá dicas de como consumir os alimentos de forma consciente para evitar desperdícios. O vídeo mostra de maneira criativa, que todo consumo tem impacto – seja ele positivo ou negativo – e que cada gesto de consumo tem poder transformador.
    a) Foi utilizada apenas uma câmera de frente para a cena.
    b) A gravação foi realizada com o apoio de um tripé.
    c) A iluminação das cenas é artificial.
    d) Quanto aos ajustes, percebe-se apenas uma aproximação discreta, no enquadramento de cada imagem.
    e) É possível perceber que o filme foi sonorizado posteriormente, pois ocorre a narração sobre as imagens que aparecem em sequências.

    ATIDADE 02:
    Vídeo: Repense sua rotina_AKATU_desperdício.flv
    Autora: Bruna - Cherantoine
    Tempo: 1’24’’
    acesso: http://www.youtube.com/watch?v=rQWiXbKDWxE

    I - O vídeo foi feito para um concurso da escola Perestroika, situada em Porto Alegre - RS, a partir do slogan da campanha do Instituto Akatu: “1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo”.
    Eu enquadraria esta produção como amadora acima da média, pois a além da criatividade para desenvolver a temática, houve o cuidado com a seleção de imagens, com o áudio e iluminação.
    II - Quanto aos recursos utilizados para esta proposta , posso dizer que foram a meu ver plenamente suficientes e adequados. Esse vídeo foi feito, segundo a autora, com uma sequência de fotos tiradas mais ou menos na mesma posição e as imagens das frutas desperdiçadas foram editadas depois, em cada uma das fotos, pelo Photoshop.
    III – Competência total, pois como relatei no item anterior a autora utilizou recursos básicos e acessíveis e conseguiu uma ótima apresentação para a temática proposta.

    Beatriz Martins Ferreira Rebello
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  3. ATIVIDADE 05:

    Câmera: VICTOR GR-D50K – Mini DV
    Manual: apenas em japonês

    I.Flexibilidade: 05
    II.Conectividade: 05
    III.Compatibilidade da mídia: 06
    IV.Expansibilidade: 02
    V.Recursos de áudio: 02
    VI.Manuseabilidade: 10
    VII.Confiabilidade: 09
    VIII.Resistência: 04
    IX.Facilidade de operação: 08
    X.Facilidade de manutenção: 07

    Com base na análise da câmera descrita acima, creio que a esta poderia ser descrita como de nível básico, para operadores com pouco conhecimento, e que oferece boa quantidade de recursos e praticidade quanto à utilização.

    Beatriz Martins Ferreira Rebello
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  4. Atividade 1
    http://www.youtube.com/watch?v=tXYn2yS331A

    a. acredito que foram utilizadas 4 câmeras
    b. uma estava na mão do operador, dentro do carro; no estúdio1(uma) estava em tripé e outras 2 com o operador (em alguns momentos dá até para vê-los)
    c. iluminação natural no carro e artificial no Studio
    d. não pude perceber os ajustes automáticos.
    e. a captação de som foi direta na cena do carro e sonorizada posteriormente nas cenas do estúdio.

    Atividade 2
    Analisando o mesmo vídeo da atividade acima, digo que ele é semiprofissional pois utiliza muito as câmeras, enquadramentos, efeito de agilizar a imagem e enredo.
    Quanto aos recursos utilizados acredito que eles foram plenamente suficientes e adequados.
    Os produtores são muito competentes pois o enredo foi bem interessante e acho que consegue transmitir a mensagem..

    Atividade 3
    Câmera JVC GRAX217
    I. Foi facilmente encontrado no site do fabricante.
    II. Sim, tem versão em língua portuguesa
    III. Cobre tudo
    IV. Tem referencia básica
    V. A linguagem é acessível
    VI. As ilustrações são farta e explicativas
    VII. Sim, mostra o que é compatível
    VIII. Tem índice referencial
    IX. Mostra os cuidados necessários
    X. Não disponibiliza outros canais de suporte

    Gostei muito do manual da filmadora, dou nota 9,5.

    Atividade 5.
    Flexibilidade 8
    Conectivdade 4
    Compatibilidade da mídia 4
    Expansibilidade 2
    Recursos de áudio 2
    Manuseabilidade 8
    Confiabilidade 8
    Resistência 3
    Facilidade de operação 6
    Facilidade de manutenção 8

    Ela é uma câmera amadora mediana, com bastante recursos e até certo ponto práticos de serem usados, o que falta realmente para mim é o costume de usar os recursos no momento da captação.

    Mônica Carvalho Tang
    Portal SME
    Sâo Paulo SP

    ResponderExcluir
  5. 1- Conexão Roberto D'Avila - Tv Brasil

    (a)Eu observei e penso que o programa utiliza duas câmeras; uma no entrevistado e outra no entrevistador.

    (b)A câmera é apoiada em um tripé.

    (c) As luzes utilizadas são artificiais. Há uma luz de compensação, uma de frente e outra rebatendo. (d) A câmera, neste caso, é estática. Não muda de angulações. Recursos como o foco já foram arrumados e manejados anteriormente.

    (e) O som foi capatado diretamente.


    2- http://www.youtube.com/watch?v=3FGLb8DduzU

    1.
    Eu classificaria como semi-profissional. Por que as câmeras foram bem enquadradas e mostraram diversos angulos de uma mesma cena dando assim, mobilidade ao curta. A iluminação está execelente. A música foi pensada para compor o curta e não foi usada simplesmente como plano de fundo. Eu também gostei da montagem e os usos dos efeitos de vídeo. Acho que cairam bem para o curta. A direção de fotografia e arte está perfeita. As cenas são lindas.

    2.
    (a) Como eu já comentei acima eu acho que os recursos foram bem utilizados e adequados para a proposta do curta. A música foi pensada e planejada para que tenha um significado dentro da trama. A iluminação é muito boa, dentro da cabana observamos melhor o uso das luzes artificiais. A Ilha do Mel é linda e nada melhor do que explorar essa beleza juntamente com as lendas da região.

    3.
    (a) Competência total. Os produtores foram os responsáveis por toda o conjunto do curta. As locações são lindas, a praia, a cabana, o barco. Se não fosse a competência dos produtores o curta, talvez, não teria ficado tão bonito e profissional.

    3- http://www.scribd.com/doc/6378771/Manual-Pd170-Em-Portugues

    I- Sim. Achei na internet sem problemas.

    II- Sim. Acima está o manual em língua portuguesa.

    III- Sim. O manual é bem eficiente.

    IV- Sim possui. Ele inicia com os procedimentos de trato com a cãmera, cuidados gerais. Depois no índice é possivel ver o guia rápido.

    V- Sim, bem acessível.

    VI- Eu considero ele bem ilustrado sim.

    VII- Sim, não encontrei nenhum problema.

    VIII- Sim. Eu gosto do índice desta câmera. É fácil de encontrar os tópicos que deseja.

    IX- Sim.

    X- Sim, disponibiliza.

    Eu daria nota 10 para o manual desta câmera.


    5-
    Flexibilidade - 8

    Conectividade - 9

    Compactibilidade da mídia - 8

    Expansabilidade - 7

    Recursos de áudio - 8

    Manuseabilidade - 10

    Confiabilidade - 10

    Resistência - 10

    Facilidade de operação - 10

    Facilidade de manutenção – 9


    (a)Semiprofissional a profissional.

    (a)Boa quantidade de recursos e praticidade para utilizá-los.

    Francieli Jordão Fantoni;
    TV OVO;
    Santa Maria - Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir

Coloque no final desta mensagem:
1. Seu nome completo;
2. Pólo inscrito;
3. Cidade e estado.