Como funciona este curso?

Como funciona este curso?

PESQUISA NA INTERNET

Nossa proposta de curso é oferecer uma abordagem introdutória junto ao tema. Todavia, estimulamos que todo cursista busque conhecimentos suplementares relacionados ao tema, fornecendo uma bibliografia básica para quem deseja se aprofundar. Todo este material poderá ser trocado entre os alunos e informado via blog, através da ferramenta “postar um comentário”.

ATIVIDADES POR AULA

As atividades encontrar-se-ão junto a cada aula postada no blog. Será preciso copiá-las (Ctrl c + Ctrl v) disponibilizando-as no Word em um tamanho legível. Cada aluno deverá postar suas respostas pela ferramenta “postar um comentário”, logo abaixo da aula.

AVALIAÇÃO

O curso não prevê provas, mas prevê a avaliação pelo desempenho refletido pela realização das atividades, colaboração com a equipe de cursistas no pólo (através do mediador de cada Pólo) e trabalho final (vídeo). Existem duas categorias de certificado, uma delas conta com a interação do cursista e a outra vai além da interação, prevendo participação nas atividades.

DÚVIDAS DURANTE O CURSO

Todas as dúvidas referentes ao curso serão respondidas por:
· Prof. Dr. Marciel Consani;
. Prof. Dr. Paulo Cesar Teles;
· e Profª Mestra Carmen Gattás.
O local designado para o envio das dúvidas, na plataforma de ensino-aprendizagem, será a ferramenta “postar um comentário”. Pois, todas as dúvidas quando postadas ficam arquivadas e disponíveis para todos os cursistas.


ASSISTÊNCIA DO TUTOR


Todo cursista será assistido pela Tutora Carmen Gattás e pelo Mediador do Pólo em que está inscrito, eles acompanharão o progresso de cada um dos cursistas individualmente. Todavia, o padrão de aprendizagem neste curso requer que o aluno se organize, faça as leituras e pesquisas necessárias para desenvolver as atividades individualmente. Aquele que tiver muita dificuldade poderá desenvolver as atividades em grupo, desde que informe o Tutor com antecedência, para não caracterizar plágio. O curso está estruturado dentro desta perspectiva. E tudo será desenvolvido para todos possam realizá-lo de forma suave e tranquila.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA


Um dos pressupostos da Educomunicação é poder estimular a aprendizagem cooperativa entre os alunos. Apesar do blog não comportar um fórum, a opinião de cada aluno ficará disponibilizada no blog e será sempre valorizada para oferecer uma visão rica e diversificada sobre cada problema e cada solução.
Será muito importante que cada cursista interaja com os colegas, lendo suas atividades, sugerindo possibilidades, questionando e tirando dúvidas.


SOBRE A AUTORIA E PLÁGIO


O padrão de aprendizagem neste curso requer do cursista um esforço de "caminhar com as próprias pernas", para alcançar um melhor desempenho em seu processo de aprendizagem. A realização das leituras indicadas ajudará na solução dos problemas encontrados e deve ser compartilhada para cooperar com os colegas de curso. A autoria será sempre valorizada, para que isso ocorra sem problemas, pede-se que toda a transcrição seja devidamente informada para não caracterizar plágio.

QUAIS OS SOFTWARES NECESSÁRIOS PARA PODER ESTAR ACOMPANHANDO O CURSO?


Word, PowerPoint e Internet Explorer.

O CURSO É TOTALMENTE ON LINE?


Sim. Não há previsão de encontros presenciais.

EM QUE CONDIÇÕES O ALUNO É DESLIGADO DO CURSO?


Se não interagir com o grupo no tempo máximo do curso, ou em qualquer outra situação em que o cursista se torne desagradável perante o grupo.




domingo, 25 de outubro de 2009

AULA 4 - Por que enquadrar?

5 comentários:

  1. Poxa vida, nunca havia pensado na importância da angulação e do enquadramento, tanto esta preocupação quanto as quantidades de elementos duma tela, imaginava eu que seria por mera estética, mas como ficou demonstrado no próprio vídeo de 1 minuto e 9 segundos que com enquadramento definiu-se também a intenção por trás do enquadramento, de um jeito fantástico parece que a pessoa está voando, para um jeito comedido, parece que a pessoa está apenas pulando, isto sem contar as informações contidas no cenário, um cânion no meio dum deserto, com céu extremamente azul chocando-se com a tonalidade avermelhada das terra. Gostei também saber a diferença entre um ângulo de frente que indica outro ambiente e ângulo oblíquo que indica mesmo ambiente, depois do vídeo esclarecer ficou bastante claro. Muito boa esta aula, como toda aula deveria ser curta mas esclarecedora.

    Ulisses Sanches
    EMEF professor Carlos Pasquale
    Itaim Paulista - São Paulo - São Paulo

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  2. Olá amig@s,

    Simples, curta e esclarecedora,essa foi a impressão que ficou da aula.
    Aos poucos vamos compreendendo que é necessário além das ferramentas e do talento, estabelecer uma técnica, um planejamento detalhado do que se quer registrar.

    Abraços e boa semana a tod@s.

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  3. Sergei Eisenstein foi um grande cineasta, não só pela concepção de enquadramentos, mas principalmente pelas maravilhosas montagens ideológicas que podem ser vistas em qualquer filme de sua autoria.
    Eu já tenho conhecimento de enquadramentos, pois passei pelas disciplinas de fotojornalismo. Sei da importância do enquadramento para tirar uma boa foto. Sem ela, a intenção, o acontecimento, pode se perder.
    O vídeo poderia ser mais elaborado, na minha opnião. Não falou sobre a regra dos terços, importantíssima para um bom enquadramento.

    Francieli Jordão Fantoni;
    TV OVO;
    Santa Maria - Rio Grande do Sul.

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  4. A respeito dos planos e enquadramentos, gostaria de compartilhar com todos o feito Kuleshov. As imagens parecem sempre dizer a “verdade”, não é sem razão que o ditado diz que uma imagem vale por mil palavras. No entanto, o cineasta Lev Kuleshov realizou, na década de 20, uma experiência que ficaria na história do cinema como sendo a primeira a comprovar de fato o poder de sugestão que a montagem pode exercer sobre o espectador: Filmou-se um plano de um ator com expressão neutra e, posteriormente, esta imagem era alternada com planos de diferentes conotações: uma criança, uma mulher num caixão e um prato de sopa. Ao assistir as diferentes cenas, a platéia via nuances de interpretação, achava que a face do ator representava a ternura quando em justaposição com a criança, a tristeza ao ver a mulher no caixão e a fome quando em justaposição com o prato de sopa.

    Beatriz Martins Ferreira Rebello
    EMEFM Vereador Antonio Sampaio
    São Paulo - SP

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  5. Os recursos audiovisuais empregados na educação ampliam a compreensão dos telespectadores e os ajudam a reter as informações por tempo mais prolongado. O seu uso ordena e esquematiza melhor a seqüência do discurso, auxiliando o orador a esclarecer e a reforçar as informações mais importantes. A angulação desses vídeos é de extrema importância pois aproxima o telespectador da situação evidenciada no vídeo.

    APARECIDO DENILSON PEREIRA
    EMEF ARQUITETO VILA NOVA ARTIGAS – DRE SÃO MATEUS
    SÃO PAULO - SP

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