Como funciona este curso?

Como funciona este curso?

PESQUISA NA INTERNET

Nossa proposta de curso é oferecer uma abordagem introdutória junto ao tema. Todavia, estimulamos que todo cursista busque conhecimentos suplementares relacionados ao tema, fornecendo uma bibliografia básica para quem deseja se aprofundar. Todo este material poderá ser trocado entre os alunos e informado via blog, através da ferramenta “postar um comentário”.

ATIVIDADES POR AULA

As atividades encontrar-se-ão junto a cada aula postada no blog. Será preciso copiá-las (Ctrl c + Ctrl v) disponibilizando-as no Word em um tamanho legível. Cada aluno deverá postar suas respostas pela ferramenta “postar um comentário”, logo abaixo da aula.

AVALIAÇÃO

O curso não prevê provas, mas prevê a avaliação pelo desempenho refletido pela realização das atividades, colaboração com a equipe de cursistas no pólo (através do mediador de cada Pólo) e trabalho final (vídeo). Existem duas categorias de certificado, uma delas conta com a interação do cursista e a outra vai além da interação, prevendo participação nas atividades.

DÚVIDAS DURANTE O CURSO

Todas as dúvidas referentes ao curso serão respondidas por:
· Prof. Dr. Marciel Consani;
. Prof. Dr. Paulo Cesar Teles;
· e Profª Mestra Carmen Gattás.
O local designado para o envio das dúvidas, na plataforma de ensino-aprendizagem, será a ferramenta “postar um comentário”. Pois, todas as dúvidas quando postadas ficam arquivadas e disponíveis para todos os cursistas.


ASSISTÊNCIA DO TUTOR


Todo cursista será assistido pela Tutora Carmen Gattás e pelo Mediador do Pólo em que está inscrito, eles acompanharão o progresso de cada um dos cursistas individualmente. Todavia, o padrão de aprendizagem neste curso requer que o aluno se organize, faça as leituras e pesquisas necessárias para desenvolver as atividades individualmente. Aquele que tiver muita dificuldade poderá desenvolver as atividades em grupo, desde que informe o Tutor com antecedência, para não caracterizar plágio. O curso está estruturado dentro desta perspectiva. E tudo será desenvolvido para todos possam realizá-lo de forma suave e tranquila.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA


Um dos pressupostos da Educomunicação é poder estimular a aprendizagem cooperativa entre os alunos. Apesar do blog não comportar um fórum, a opinião de cada aluno ficará disponibilizada no blog e será sempre valorizada para oferecer uma visão rica e diversificada sobre cada problema e cada solução.
Será muito importante que cada cursista interaja com os colegas, lendo suas atividades, sugerindo possibilidades, questionando e tirando dúvidas.


SOBRE A AUTORIA E PLÁGIO


O padrão de aprendizagem neste curso requer do cursista um esforço de "caminhar com as próprias pernas", para alcançar um melhor desempenho em seu processo de aprendizagem. A realização das leituras indicadas ajudará na solução dos problemas encontrados e deve ser compartilhada para cooperar com os colegas de curso. A autoria será sempre valorizada, para que isso ocorra sem problemas, pede-se que toda a transcrição seja devidamente informada para não caracterizar plágio.

QUAIS OS SOFTWARES NECESSÁRIOS PARA PODER ESTAR ACOMPANHANDO O CURSO?


Word, PowerPoint e Internet Explorer.

O CURSO É TOTALMENTE ON LINE?


Sim. Não há previsão de encontros presenciais.

EM QUE CONDIÇÕES O ALUNO É DESLIGADO DO CURSO?


Se não interagir com o grupo no tempo máximo do curso, ou em qualquer outra situação em que o cursista se torne desagradável perante o grupo.




sexta-feira, 2 de outubro de 2009

AULA 1 - EDUCOMUNICAÇÃO - 28/09 - Segunda WC


http://www.youtube.com/view_play_list?p=A9A17BA0DF7C8AFE
AULA 1 - EDUCOMUNICAÇÃO - 28/09 - Segunda WC

3 comentários:

  1. Gostei muito de vídeo foi mutio esclarecedor quanto as definições do que é educomunicação que seria a mistura entre os campos pedagógicos da educação e os campos técnicos da comunicação, mas o professor Ismar advertiu que a educominicação não seria somente usar da comunicação com ferramenta para facilicitar o esnino de um conteúdo, não é apenas o ensino mais charmoso, mas um ensino mais democrático, porque o conteúdo a ser expresso no caso de um vídeo deve ser elaborado de uma maneira mais compartilhada de uma maneira mais inter-ativa, e portanto não seria feita por um emissor para receptores, mesmo havendo feed-back destes, mas seria uma criação coletiva em que se fosse muto difícil ou até impossível em estabelecer os emissores e os receptores do processo, mais ou menos como dois teóricos educacionais pensam a Educação (Paulo Freire que ninguém educa ninguém e Freinet que a educação é coloborativa) e do lado da comunicação explicou que deve se avançar para o ensino e a discussão e o entendimento das técnicas de um vídeo, para que o aluno não seja apenas receptor da mensagem, mas produtor da mensagem.
    Gostei também em saber toda história por trás da Educomunicação de como a Unesco contribuiu para todo o processo e de como os países produtores de informação, principalmente os Estados Unidos quase destruiram a própria Unesco, mas mostrou também quanto os americanos do norte, principalmente aqueles vinculados aos movimentos populares e a sociedade cívil organizada ligadas à comunicação social, contribuiram para costrução deste processo.
    por fim, gostei de apreender mais sobre os termos ligados à Educomunicação, tais como:
    Ecossistema Educomunicativo e especialmente gostei da quando se fez uma analogia entre o sistema educomunicativo e os sistemas ecológicos dizendo que podem ser áridos com um deserto, quando as iniciativas partem de uma pessoa e podem ser ricos como uma floresta equatorail quando a multiplicidade de ação e depois do coificiente educativo que trabalha não com quanto uma pessoa possa impor suas idéias mediante ao uso da comunicação e por causa do uso desta, mas quanto esta pessoa possa fazer com que outras pessoam se expressar e da maneira que mais desejam, num processo educomunicativo e por fim escalreceu também da comunicação educativa que é bastante diferente de ser apenas uma muleta para o processo educacional, porque como explicou o professor Ismar não é essencail para as faculdades de Pedagogia trabalhar com Tecnologias de Informação e Comunicação, uma vez que nem discutem ou discutem muito pouco sobre isto em seus curriculos, o professor Ismar explicou que uma educação de qualidade atualmente seria quando o ecossistema educativo fosse o mais amplo possível e que o coificiente comunicativo ente os professores e os alunos fosse mais socializado e em função a dsicussão fosse compartilhada, portanto a educação bancária seria transformada em educação comuitária e com isto haveria a possibilidade de uma educação feita pelas crianças com ajuda do adulto se este assim desejar e portanto inverteria o paradigma de ujma educação feita de adultos para crianças, para uma educação feita com crianças e adultos e finalmente gostei da explicação da assembléia que as crianças fizeram no Rio em 2004 e assumiram o protagonismo da comunicação, apesar dos adultos não os achar capazes, mesmo em estruturas tidas como democráticas como este congresso da "Summit for Children", demonstrando assim que além de boa vontade deve haver disposiçaõ para que o ecossistema educacional sejam implementado em toda sua plenitude e que com isto floresça uma educação sem locutores e espectadores, mas que todos tenham sua voz no proceso comunicativo.

    Ulisses Sanches
    EMEF professor Carlos Pasquale
    Itaim Paulista - São Paulo - São Paulo

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Também gostei muito deste vídeo. A intervenção social que a educomunicação promove é essencial para que se estabeleça a democratização da comunicação.
    Antes de ver o vídeo eu não tinha conhecimento sobre a educomunicação. Agora posso dizer, com segurança, que o acesso as informações e o meio comunicacional aberto permitem a possibilidade dos indivíduos e grupos criarem o que querem, o que podem e o que conseguem. Criar a sua forma de atuação; ser protaganistas sociais.

    Francieli Jordão Fantoni;
    TV OVO;
    Santa Maria - Rio Grande do Sul.

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