Como funciona este curso?

Como funciona este curso?

PESQUISA NA INTERNET

Nossa proposta de curso é oferecer uma abordagem introdutória junto ao tema. Todavia, estimulamos que todo cursista busque conhecimentos suplementares relacionados ao tema, fornecendo uma bibliografia básica para quem deseja se aprofundar. Todo este material poderá ser trocado entre os alunos e informado via blog, através da ferramenta “postar um comentário”.

ATIVIDADES POR AULA

As atividades encontrar-se-ão junto a cada aula postada no blog. Será preciso copiá-las (Ctrl c + Ctrl v) disponibilizando-as no Word em um tamanho legível. Cada aluno deverá postar suas respostas pela ferramenta “postar um comentário”, logo abaixo da aula.

AVALIAÇÃO

O curso não prevê provas, mas prevê a avaliação pelo desempenho refletido pela realização das atividades, colaboração com a equipe de cursistas no pólo (através do mediador de cada Pólo) e trabalho final (vídeo). Existem duas categorias de certificado, uma delas conta com a interação do cursista e a outra vai além da interação, prevendo participação nas atividades.

DÚVIDAS DURANTE O CURSO

Todas as dúvidas referentes ao curso serão respondidas por:
· Prof. Dr. Marciel Consani;
. Prof. Dr. Paulo Cesar Teles;
· e Profª Mestra Carmen Gattás.
O local designado para o envio das dúvidas, na plataforma de ensino-aprendizagem, será a ferramenta “postar um comentário”. Pois, todas as dúvidas quando postadas ficam arquivadas e disponíveis para todos os cursistas.


ASSISTÊNCIA DO TUTOR


Todo cursista será assistido pela Tutora Carmen Gattás e pelo Mediador do Pólo em que está inscrito, eles acompanharão o progresso de cada um dos cursistas individualmente. Todavia, o padrão de aprendizagem neste curso requer que o aluno se organize, faça as leituras e pesquisas necessárias para desenvolver as atividades individualmente. Aquele que tiver muita dificuldade poderá desenvolver as atividades em grupo, desde que informe o Tutor com antecedência, para não caracterizar plágio. O curso está estruturado dentro desta perspectiva. E tudo será desenvolvido para todos possam realizá-lo de forma suave e tranquila.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA


Um dos pressupostos da Educomunicação é poder estimular a aprendizagem cooperativa entre os alunos. Apesar do blog não comportar um fórum, a opinião de cada aluno ficará disponibilizada no blog e será sempre valorizada para oferecer uma visão rica e diversificada sobre cada problema e cada solução.
Será muito importante que cada cursista interaja com os colegas, lendo suas atividades, sugerindo possibilidades, questionando e tirando dúvidas.


SOBRE A AUTORIA E PLÁGIO


O padrão de aprendizagem neste curso requer do cursista um esforço de "caminhar com as próprias pernas", para alcançar um melhor desempenho em seu processo de aprendizagem. A realização das leituras indicadas ajudará na solução dos problemas encontrados e deve ser compartilhada para cooperar com os colegas de curso. A autoria será sempre valorizada, para que isso ocorra sem problemas, pede-se que toda a transcrição seja devidamente informada para não caracterizar plágio.

QUAIS OS SOFTWARES NECESSÁRIOS PARA PODER ESTAR ACOMPANHANDO O CURSO?


Word, PowerPoint e Internet Explorer.

O CURSO É TOTALMENTE ON LINE?


Sim. Não há previsão de encontros presenciais.

EM QUE CONDIÇÕES O ALUNO É DESLIGADO DO CURSO?


Se não interagir com o grupo no tempo máximo do curso, ou em qualquer outra situação em que o cursista se torne desagradável perante o grupo.




quinta-feira, 1 de outubro de 2009

WC I - Apresentação do Projeto


http://www.youtube.com/view_play_list?p=15A1C947DD274517
WC I - Aula Inaugural

7 comentários:

  1. Gostei muito da WC1.
    Saber sobre o sucesso dos Pontos de Cultura, faz com que desejemos trabalhar mais com essa criançada, explorando suas potencialidades, colaborando para que essa riqueza de habilidades que elas possuem possam ser extravasadas através da criação de vídeos. Outro ponto que me atraiu a atenção foi a possibilidade de aprender um pouco mais sobre vídeos de animação, é algo que sempre gostei, mas que nunca explorei com profundidade.
    Também desejo conhecer melhor o trabalho dos Pontos de Cultura, trabalho que comecei a conhecer através dessa webconferência.

    ResponderExcluir
  2. Olá POIE Marta Regina Argolo, Adorei a maneira de como usou suas palavras, explicou tudo com cada detalhe! Muito Bem!!!

    Barbara Aparecida de Miranda
    EMEF Capistrano de Abreu

    ResponderExcluir
  3. Ola amig@s Ponteir@s,

    Eu sou o Lula,estou muito feliz com a possibilidade de aprender sobre audiovisual, uma informação que não temos recursos para conseguir.
    Temos o equipamento mas nos falta o conhecimento de como utilizar, temos montes de vídeos e fotos que não sabemos editar.
    Ficou bem legal a abertura. Sempre fico emocionado com a emoção do Célio falando dos Pontos de Cultura, temos muito orgulho deste título, tem sido muito difícil para nós manter ele sem podermos mostrar, produzir e divulgar nossos resultados.
    A minha expectativa é que ao terminar esse curso, esse material estocado esteja sendo editado com qualidade, e por nós.
    Parabéns a toda equipe do Projeto Bem Te Vi,
    agradeço as boas vindas do P C São Sebastião Tem Alma, da Tereza, da Ariane e do Ismar.
    Sejam bem vindos a nossa comunidade,

    "Obrigado por caminhar ao nosso lado."

    Luiz Carlos Menezes Dantas
    Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense.
    Itabuna/BA.

    ResponderExcluir
  4. Somente agora, tive tempo para escrver algo sobre este projeto. Estamos numa correria por estes meses, e eu e minha aluna Ana Dandara havíamos assistitido este intenso debate sobre o uso da educomunicação como a formação cultural do nosso povo, Hoje assisti novamente todo i programa e percebi como ele se aproxima do meu modo de ver a coisa. Eu trabalho com um grupo de teatro composto de criança e de adolescentes na periferia da Zona Leste (Itaim Paulista) chamado Ouviver nome sugerido por um dos membros do grupo quando da fundação deste em 2000, já que sempre conversei com meus alunos de teatro sobre esta palavra mágica de J.J. de Moraes no seu livro "O que é Música" da Ed. Brasiliense que era junçaõ de três palavras, ouvir(a pessoa deve ounir uma música para entendê-la), ver (uma pessoa deve ver a música em suas notas e suas partituras) e por fim viver (uma pessoa deve vivenciar, sentir, se emocionar com uma música, para entendê-la completamente) e portanto a partir deste dia surgiu o nosso grupo de teatro baseado nesta ideologia, que foi incorporada pelo grupo que não apenas ensaia a peça, mas estuda os papéis, as técnicas, bem como trabalha os sentimentos de cada personagem para extrair o máximo de cada papel e com isto o aluno deixa de bricar de teatro e passa a produzir arte, uma vez que segundo o poeta Décio Pignatari e os irmãos Campos disseram "que quem decifra uma poesia é tãi ou mais poeta que quem poetiza a própria poesia" então gostamos de trabalhar arduamente em relação ao teatro e percebo a mesma intençaõ e proposta na proposta do grupo "Bem-te-vi" e nos polos de cultura em que os alunos serão transformados em produtores culturais e irradiadores culturais, principalmente de uma cultura marginalizada tanto pela mídia, como pela sociedade que está internalizada numa cultura de classe média, alienante, sem muito vínculo ou com pouco vínculo com a visão e o desejo da periferia, desejosa de espaço para conhcer novas e velhas verdades, bem como técnicas para se fazer visto, porque apesar de estarmos na maior região da cidade de São Paulo, de Itaquera ao Itaim temos cerca de 3 milhões de pessoas, poucos são os atores e atrizes desta região, não há visibildade; Creio que com este projeto, juntando as nossas artes poderemos fazer que esta região carente em exemplos de sucesso e visibildade possa ganhar espaço e tornar um polo cultural pulsante, tendo em vista que a cultura e os movimentos culturais já existem, porém por não encontrarem amplitude não são percebidos e respeitados pela população e esta região merece ser mais vista , discutida e respeitada com todo canto deste país, porque a verdadeira democracia será quando todos dialogarem tanto politicam quanto economica quanto culturalmente e parece que estamos tenatando trilhar este caminho.

    Ulisses Sanches
    EMEF professor Carlos Pasquale
    Itaim Paulista - São Paulo - São Paulo

    ResponderExcluir
  5. Só tive tempo de postar meus comentários no blog agora, mas tenho acompanhado pela WEB toda semana.A possibilidade de poder aprender mais sobre o audiovisual é maravavilhosa.
    Essa abertura do Célio me deixou muito ansiosa quando eu iniciei neste projeto. Estava querendo saber o que ainda viria por aí. Como tenho observado os vídeos, percebi que as minhas expectativas a cerca do curso estão indo de acordo com a minha ansiedade inicial. Uma ansiedade boa, ansiedade de ver que grandes conhecimentos e experiências estariam chegando e me ajudariam alimentar o meu "baú de conhecimentos".
    O Pólo da TV OVO está sempre discutindo sobre as Webconferências. A maioria dos integrantes do projeto assistem na sede da TV OVO. Outros, como eu, assistem em casa, pela indisponibilidade de tempo. Mas nossas discussões são muito produtivas e também estão me ajudando a compreender e entender melhor o audiovisual. Os debates iniciam no conteúdo da Webconferência e sempre vão além.
    A equipe do bem-te-vi está de parabéns por esta primeira exibição, que mostrou clara e objetivamente as intenções do projeto, além de explicações e a historiografia necessária para entendimento do mesmo.

    Francieli Jordão Fantoni;
    TV OVO;
    Santa Maria - Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  6. Finalmente, consegui iniciar o Curso.
    Tive alguns contratempos, como acesso alguns programas da rede, pois precisei de autorização.
    Assisti aos vídeos da primeira aula, achei muito interessante o programa Bem-te-Vi. Quero ser mais um passarinho (bem-te-vi) para espalhar para muitos, o quanto é maravilhoso oferecer oportunidades para nossas crianças e adolescentes poder se expressar e ser ouvidas por esta sociedade, sendo capaz de aprender com sua realidade e, assim transformá-la.

    Genilda Paes Ferreira de Paula
    São Paulo e São Paulo
    Não consegui identificar meu polo

    ResponderExcluir

Coloque no final desta mensagem:
1. Seu nome completo;
2. Pólo inscrito;
3. Cidade e estado.